Boletim: Defesa Civil em alerta para novas pancadas de chuva neste sábado (7)

A Defesa Civil Municipal informa que o nível do Rio Doce, no Cais do Porto, baixou aproximadamente 50 centímetros até a manhã deste sábado (7), chegando a 2,64 cm. No entanto, o momento é de alerta visto que a previsão meteorológica aponta para novas pancadas de chuva, de moderada a forte intensidade. O acumulado de chuva previsto é de 20 milímetros.

Apesar das chuvas, ainda não há registro de desalojados. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que o Município está preparado para assistir às famílias da comunidade, caso seja necessário o deslocamento dos moradores para abrigos.

Neste domingo (8), as precipitações previstas acumuladas são de 15 milímetros, com ventos podendo atingir 14 km/h. E devido ao volume de chuvas que caem em Linhares e na cabeceira do Rio Doce, em Minas Gerais, equipes da Defesa Civil Municipal estão de prontidão para atender a população.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones: 153 (Guarda Civil Municipal), 99983 5661 (Plantão 24 horas) ou 3372 1829 (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Linhares).

O atendimento da Defesa Civil Municipal é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.