Operação Noel: Procon vai fiscalizar comércio no centro de Linhares na próxima segunda (9)

Na próxima segunda-feira (9), o Procon de Linhares prossegue com mais uma fase da Operação Noel. Os fiscais do órgão percorrerão o comércio do Centro a fim de realizar ações de orientação e fiscalização, em razão do grande volume de vendas no período que antecede o Natal.

Além disso, os fiscais do órgão observarão se os comerciantes já estão praticando em seus estabelecimentos as orientações passadas durante a palestra realizada no último dia 13 de novembro sobre preços em vitrines e produtos no interior das lojas.

Os fiscais estarão atentos se é condicionado um valor mínimo para compras no cartão; se o estabelecimento possui placa, em local visível ao consumidor, contendo o telefone do Procon; se possui exemplares do Código de Proteção e Defesa do Consumidor para consulta; se a loja dispõe de informações claras sobre a política de troca; se o fornecedor impõe restrição ao recebimento de cheque do consumidor, exigindo um tempo mínimo de existência da conta bancária; se cumprem com a oferta anunciada; dentre outros.

“Outra ação paralela será a distribuição de panfletos aos consumidores, alertando sobre dicas de como realizar boas compras neste período marcado por grande movimento no comércio”, informa o diretor do Procon Linhares, Geraldo Benedito Roza.

Segundo o diretor do Procon, a Operação Noel é necessária para orientar os comerciantes sobre seus deveres na relação de consumo, visando minimizar problemas e criar uma harmonia no relacionamento entre consumidor e fornecedor.