Preci: emoção e muita festa marcam a formatura de mais de 700 alunos da rede municipal de Linhares

A manhã dessa terça-feira (3) foi marcada por forte emoção e muita festa quando 726 alunos da rede municipal de ensino de Linhares se formaram no Programa de Resistência e Cidadania (Preci). A solenidade aconteceu no ginásio poliesportivo “Leandro Arpini”, no bairro Conceição, e envolveu dez escolas da sede do município.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – por meio da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito –, e integra a política educacional implantada pela gestão do prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

“Para nós da Prefeitura, este é um momento especial. Ao longo deste ano, 2.800 crianças tiveram a oportunidade de participar de aulas onde se aprende sobre civismo, a respeitar o patrimônio público e a dizer não às drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas”, disse o prefeito Guerino Zanon, que agradeceu o empenho de todos os servidores que atuam no Programa.

Na solenidade de formatura, todos os presentes se emocionaram com a homenagem prestada à aluna Maria Clara, da EMEF “Caboclo Bernardo”, responsável por interpretar o Cordel do Preci. A talentosa não conteve as lágrimas ao receber o agraciamento dos instrutores do Programa.

“Já participamos de muitos eventos em Linhares, mas posso falar que nenhum me emocionou tanto quanto essa abertura, que essa equipe maravilhosa produziu. Maria Clara deixou cada um nós bastante emocionado. Que bela interpretação, que bela descoberta a equipe da escola junto à Guarda Municipal fizeram para o município de Linhares. E que ela sirva de motivação para que outras crianças soltem tudo o que há dentro delas para continuarmos produzindo bons momentos como os que vivemos aqui”, destacou o prefeito.

Na oportunidade, os formandos receberam certificados de conclusão do Programa. Tratam-se de alunos e alunas dos 5º e 6º anos, que participaram, durante o segundo semestre deste ano, de atividades que envolvem a conscientização quanto ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, preservação do patrimônio público, além abordar a educação no trânsito.

“No início das aulas do Preci, digo às crianças que elas estão sendo convidadas para uma grande viagem e que cada uma das 12 lições é uma estação em que elas terão um novo aprendizado, que deve prevalecer para o resto da vida. E o Preci veio para convergir com tudo o que nós estamos propondo na Educação. É um programa que está consolidado. Não tenho dúvidas de que todas as crianças que passaram pelo Programa serão melhores cidadãos”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

A aluna do 5º ano A da EMEF “Dinorah Almeida Rodrigues”, Yasmin Pinheiro, 10 anos, afirma que compartilha com a família e amigos as lições aprendidas em sala de aula. “Todos os ensinamentos que o Preci me passou, eu levei para dentro de casa e para todos os lugares aonde vou. Eu aprendi bastante sobre drogas lícitas e ilícitas, e gostei muito de aprender sobre cidadania”, disse.

Formaturas

Na última terça-feira (26) foi realizada a formatura das primeiras turmas de alunos da rede municipal de ensino, que participaram das atividades do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), no segundo semestre deste ano. A solenidade aconteceu na CEMEIF “Alcides Marinato”, na localidade de Bagueira. Ao todo, 23 alunos dos 5º anos participaram da formação.

Na quarta-feira (27), a solenidade aconteceu na EMEF “Efigênia Sizenando”, no distrito do Farias, e envolveu 84 estudantes. Já na quinta-feira (28), se formaram no Programa 117 alunos da EMEF “Manoel Martins”, localizada em Pontal do Ipiranga. Na sexta-feira (29), 88 alunos matriculados na EMEF “Urbana Penha Costa”, em Povoação, participaram da formatura do Preci.

Até o dia 6 de dezembro serão realizadas novas formaturas dos alunos que participaram das atividades do Preci. Nesta quinta-feira (5), a formatura dos 58 alunos da EMEF Orozimbo Leite acontece às 15 horas, no ginásio de esportes da localidade. Na sexta (6), o ginásio de esportes de Rio Quartel recebe a formatura dos alunos das EMEFs Angelo Recla e Baixo Quartel, às 9h30. Na ocasião serão formados 152 estudantes.

“Estamos encerrando o ano de 2019 com todas as escolas da rede municipal atendidas pelo Programa. É um trabalho árduo, mas possível graças à parceria que temos com as secretarias municipais, órgãos de segurança pública e comunidade escolar. Nada aqui é por acaso, todos nós temos uma missão, que é a de preservar a vida destes jovens e conduzi-los por um caminho melhor, longe do crime e das drogas”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos.

A cerimônia de formatura dessa terça-feira (3) contou com a presença do prefeito Guerino Zanon; dos vereadores Ricardo Bonomo, Pamela Maia, Jean Menezes, Estéfano Silote, Tobias Cometti, Joel Celestrini e Tarcísio Silva; e dos secretários municipais Coronel Jones Mattos (Segurança Pública), Ana Maria Paraíso Dalvi (Gabinete), Maria Olímpia Dalvi Rampinelli (Educação) e Amantino Pereira Paiva (Assistência Social).

Ainda estavam presentes o chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, Fabrício Lucindo; o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Geovânio; o comandante do Tiro de Guerra, sargento Oliveira; o sargento BM Colombi, representando o 2º Batalhão de Bombeiros Militar; além de representantes da sociedade civil organizada.

Sobre o Preci

As atividades do Preci são pautadas na resistência às drogas, no combate à violência e na preservação do patrimônio público. São encontros marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa.

Neste segundo semestre, o Preci atende a 1.300 alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em 53 turmas, em sete escolas localizadas no interior e outras dez na sede do município. No primeiro semestre de 2019, 1.500 alunos se formaram no Programa, que está em sua terceira edição.

Relação de escolas que participaram da formatura do Preci nesta terça:

– EMEF Caboclo Bernardo (Planalto): 100 alunos

– EMEF José Modeneze (Canivete): 111 alunos

– EMEF Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz): 123 alunos

– EMEF Adelson Del Santo (Nova Esperança): 114 alunos

– EMEF Maria Souza Matias (Movelar): 72 alunos

– EMEF Dinorah Almeida Rodrigues (São José): 55 alunos

– EMEF Talma Drumond Pestana (Palmital): 27 alunos

– EMEF Auto Guimarães (Shell): 48 alunos

– EMEF Luiz de Camões (Conceição): 53 alunos

– EMEF Vila Bethânia (Vila Betânia): 23 alunos