Prefeito Guerino participa de ação de prevenção ao câncer promovida pelo Sicoob, no Interlagos

A prevenção e o diagnostico precoce do câncer de mama foram destaque neste sábado, dia 23, no Ginásio Poliesportivo Leandro Silva Reis, no bairro Interlagos, em ação realizada pelo Sicoob Leste Capixaba, em parceria com a Prefeitura de Linhares.  Por meio do projeto “Prevenir”, a intuição financeira fez a doação de 200 mamografias para mulheres do município. Participaram do evento o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, o presidente do Siccob Leste, José Nivaldo Casagrande, demais colaboradores da entidade e comunidade em geral.

O ponto alto do evento aconteceu com a apresentação da bailarina Sandra Motta, diagnosticada com câncer de mama em abril de 2017, que compartilhou a sua experiência pessoal e motivou a todos com sua história, por meio do Espetáculo Dança-Teatro: Vírgula. O projeto contou ainda com palestra do médico cirurgião oncológico, Bruno de Ávila Vidigal, e serviços de saúde o Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps) e Casa Rosa, da Prefeitura de Linhares, que realizaram mais de 280 atendimentos aos cidadãos.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou sobre o projeto. “Ficamos muito felizes quando as instituições entendem a importância das parcerias com a gestão pública em benefício dos cidadãos do município. Este evento é de grande importância para a prevenção e vem somar muito na oferta dos serviços de saúde que realizamos pela prefeitura. Queremos agradecer pela parceria e dizer que já avançamos na oferta de exames em Linhares e vamos continuar buscando oferecer sempre um atendimento ainda mais ágil e de qualidade aos cidadãos”, ressaltou.

O presidente do Siccob Leste, José Nivaldo Casagrande, reforçou que a instituição é comprometida com o bem-estar social. “É essencial este apoio da prefeitura com o nosso Projeto Prevenir Mulher, que é uma das formas que cooperativa tem para contribuir na ampliação do acesso ao exame que detecta o câncer de mama de forma precoce. A descoberta na fase inicial aumenta as chances de cura e propicia um tratamento mais eficaz”, ressaltou.

“Foi uma oportunidade muito boa de ter mais informação e entender mesmo que a prevenção é fundamental. Fiquei muito emocionada com a apresentação da bailarina Sandra. Realmente foi um grande exemplo de força e amor a vida”, destacou Maria de Lurdes, 49 anos, moradora do bairro Shell.