Meio Ambiente realiza oficinas do Programa de Educação Ambiental do Aeroporto de Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (SEMAM), tem realizado encontros com as comunidades para tratar sobre o Programa de Educação Ambiental (PEA), que visa realizar um diagnóstico socioambiental participativo nas áreas de influência do Aeroporto da cidade. O Programa conta com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST).

Nessa quarta-feira (20), 45 agentes de Combate a Endemias participaram de oficinas com vistas nas discussões sobre o Programa de Educação Ambiental do Empreendimento “Projeto de Expansão do Aeroporto de Linhares – ES”. Recentemente, também participaram das ações agentes Comunitários de Saúde do município; além de estudantes do Ensino Médio e Superior, profissionais da Saúde e Educação, e profissionais liberais

“As oficinas visam apresentar e discutir a condicionante do Iema com relação à Educação Ambiental, pois, para executar o projeto de expansão do Aeroporto, demandam que as condições ambientais sejam atendidas e, dentro da condicionante, temos que cumprir um diagnóstico de Educação Ambiental em todo o raio de abrangência do aeroporto”, explica a chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEMAM, Aline Fernandes.

A condicionante a qual Aline Fernandes se refere, trata-se da Instrução Normativa nº 16 do processo de licenciamento ambiental, de competência do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).  

Ainda, conforme Aline, o diagnóstico socioambiental participativo será realizado em quase todo o município de Linhares, em um raio de mais de 10 km do Aeroporto. A execução do diagnóstico será realizada pelo CEUNES/UFES, por meio da FEST, que foi contratado através do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUNDEMA).

Sobre o PEA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) foi estruturado de forma a oportunizar espaços de formação coletiva, propondo o uso de metodologias participativas nas quais as comunidades poderão contribuir para a elaboração de instrumentos de intervenção mais adequados a sua realidade.

O diagnóstico do PEA caracteriza-se pela percepção social e ambiental das comunidades das áreas de influência do Aeroporto de Linhares, ao proporcionar um espaço de discussão e aprendizagem coletiva sobre as atividades do empreendimento, seus impactos e medidas mitigadoras. Tem ainda como objetivo elaborar projetos executivos de educação ambiental para grupos sociais específicos.

O Programa pretende mobilizar cerca de 1.000 moradores nos bairros Canivete, Nova Betânia, Vila Isabel, Santa Cruz, Movelar, Planalto, Linhares V, São José, Nova Esperança, Gaivotas, Conceição, Juparanã, Três Barras, Palmital, Jardim Laguna Lagoa do Meio, Novo Horizonte, Centro, Colina, Shell, Araçá, Interlagos e Aviso.

A mobilização se dará por meio de oficinas nas comunidades e escolas, envolvendo grupos sociais de interesse como estudantes do Ensino Médio/Superior; profissionais da educação, lideranças comunitárias, ONGs e membros de Conselhos; profissionais da área de saúde; profissionais liberais e comunidade em geral.