Escolas do bairro Linhares V resgatam brincadeiras antigas

Pular corda e elástico, estátua, pião, amarelinha, morto vivo, cavalinho, mãe de rua e pé de lata. Estas são algumas das brincadeiras antigas que foram desenvolvidas com pais, responsáveis e alunos da extensão da extensão do Ceim “Valdir Gabriel Marim” e do Ceim José Elias, no bairro Linhares V. Uma tarde de muita diversão foi dedicada ao resgate das brincadeiras e integração entre as famílias.

De acordo com a pedagoga, Lília Pereira da Silva, o projeto “Resgatando Brincadeiras Antigas” busca valorizar as atividades lúdicas e culturais realizadas antigamente, proporcionado a troca de experiências e socialização entre alunos e familiares, além de resgatar a tradição das brincadeiras para que não se percam ao longo do tempo.

“Foi uma tarde maravilhosa e muito divertida. Vê a felicidade dos pais retornando às brincadeiras de sua infância e vivendo tudo isso com os filhos, foi muito bonito”, disse a pedagoga.

O projeto institucional foi desenvolvido durante o terceiro trimestre do ano pelos professores da extensão do Ceim Valdir Gabriel Marim junto às professoras de Múltiplas Experiências do Ceim José Elias.

“Os professores apresentaram às crianças brincadeiras que elas não conheciam de forma lúdica. Os professores foram para o pátio, para a areia, e se divertiram muito com os alunos”, acrescentou a pedagoga Amanda Xavier.