Encontro de Cultura Ancestral reúne diversas etnias na comunidade de Areal

Cerca de 300 pessoas de diferentes etnias se reuniram na comunidade de Areal, localizada na foz do Rio do Doce, para participar da quarta edição do Encontro de Cultura Ancestral no início deste mês de novembro. Entre os povos participantes estavam: Botocudos, Tupiniquim de Caieira Velha, Tupiniquim de Comboios, Payayá, Pankararú, Guarani, Pataxó Hãhãhãe, Quilombola de Airões, Povos dos Manguezais de Campo Grande e Comunidade de Regência.

O evento teve o objetivo de fomentar o reconhecimento da cultura da comunidade e contou com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Diferentes linguagens artísticas e modos de vida tradicionais foram difundidas através de oficinas de artesanato indígena, tambores de congo, cocares, pintura corporal indígena, cerâmica, homeopatia, radiestesia, chapéu de coco, caxixi, além de muita dança, música, gastronomia, espiritualidade e práticas de saberes ancestrais de saúde e uso medicinal das plantas.

Já a Tenda da Cura, ofereceu para os participantes terapias de Limpeza Áurica, Massagem Thai, Fitoterapia, Massagem Thai, Toksen, Cone Hindu, Reiki, Auriculoterapia, Escalda Pés, Rapé, Reiki Xamânico e Modelagem em Argila.

O caráter festivo do encontro se manifestou nas apresentações culturais da Banda de Congo Beatos de São Benedito de Vila Velha, Banda de Congo de São Benedito de Regência, Jongo de São Benedito de Campo Grande, Dança dos guerreiros Tupiniquim de Comboios, Tambores de Congo de Caieira Velha, Capoeira do Coletivo de Alunos e Mestres da Grande Vitória, Folia de Reis de Mestre Boi, Coral Guarani Nhandeva, Coral Mulheres de Fé da Igreja Assembléia de Deus, Canto de Odara, Banda Cataia e Patrick Show.

 “O evento foi um sucesso. Através dos encontros queremos reconstruir nossa cultura e nos recuperar do desastre. E isso a cada ano que se passa vem dando certo, devido a nossa união e a colaboração dos que se preocupam em nos ajudar. Neste ano, cerca de 300 pessoas de diferentes etnias participaram do encontro e mostrou que a união faz a força”, afirmou um dos líderes comunitário da comunidade de Areal, Rômulo de Barcelos Rosa.

“Mais uma vez nos empenhamos para ajudar a recuperar a cultura e valorização indígena da comunidade de Areal”, disse o diretor de Cultura, Urbano Dàvila.