Quase 200 quilos de fragmentos de óleo são coletados das praias de Linhares

O balanço divulgado pelo Comitê de Crise da mancha de óleo, na tarde dessa quarta-feira (13), indica que foram recolhidos 192 quilos de material oleado das praias de Linhares. O volume é referente ao recolhimento que tem sido realizado desde o último dia 9, quando foram iniciadas as operações de limpeza nos balneários do município.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e membro do Sistema de Comando em Operações (SCO), Fabrício Borghi Folli, nesta quinta-feira (14), apesar da chuva que cai na região, as equipes do Comitê permanecem atuando nas praias de Linhares.

“Hoje, as equipes continuam os trabalhos na região de Pontal do Ipiranga, sentido Degredo. Os militares do Exército já iniciaram as ações de limpeza na praia de Povoação. Outras equipes estão sendo deslocadas para a praia de Comboios a fim de continuar as operações de monitoramento e coleta do material”, informa Folli.

Os fragmentos provenientes da limpeza das praias estão sendo recolhidos e encaminhados, provisoriamente, a uma central do Município, onde é acondicionado dentro de tambores, com total segurança. Posteriormente, após alinhamento com os órgãos federais – responsáveis pela ação –, será dada destinação definitiva ao material.

Medidas de contenção

Para mitigar os impactos no óleo cru sobre o ecossistema da região, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares prevê o fechamento da foz do Rio Doce, em Regência. A medida, que evitará que o material atinja e contamine o estuário local – onde o rio encontra o mar –, está sendo discutida com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

E para os trabalhos de contenção da foz, o Sistema de Comando em Operações de Linhares solicitou ao Governo do Estado do Espírito Santo 1.300 metros de barreiras de contenção, 800 metros de rede BIDIM e 1.800 metros de redes de malha (pesca), que devem ser instalados em pontos estratégicos da foz.

Colaboração

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.

E quem quiser se voluntariar nos trabalhos de contenção e limpeza das praias poderá aderir às ações planejadas pelo Comitê por meio do endereço de e-mail: cadastro.voluntarios@linhares.es.gov.br. Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.