Prefeitura adere ao Sistema de Notificação Eletrônica para consulta e pagamento de multas com desconto

Condutores podem ter até 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito

Para garantir uma comunicação mais eficiente e ágil entre motoristas e o Departamento Municipal de Trânsito, a Prefeitura de Linhares aderiu recentemente ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) – aplicativo desenvolvido pela empresa pública Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Por meio da ferramenta, o cidadão tem acesso, eletronicamente, às notificações de infração no trânsito. Além disso, o SNE oferece desconto maior aos condutores para o pagamento das multas acessadas pelo aplicativo. Para obter o abatimento de 40%, o proprietário deve visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento, ou seja, não recorrer à multa.

“A prefeitura de Linhares mantém convênio com o Detran|ES para aplicação de multas. Por isso, aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica do Denatran para que os condutores tenham acesso à multa que sofreu e, ainda, tenham a oportunidade de pagá-la com desconto, que varia de 20 a 40%”, informa o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício.

Segundo o diretor, o condutor que utilizar o aplicativo não receberá mais as notificações em sua residência. “Quando a pessoa faz a adesão a essa ferramenta, ela não recebe mais a notificação em casa, por meio de correspondência, somente através do SNE. Por isso é importante ficar atenta a qualquer sinal de mensagem do aplicativo”, destaca Simplício.

Como funciona

O aplicativo SNE Denatran pode ser baixado em smartphones da plataforma Android e iOS. Para ter acesso às funcionalidades, é preciso criar uma conta pessoal, cadastrar os dados do veículo, indicando placa e código Renavam do automóvel.

Após se cadastrar, o usuário poderá conhecer detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento, além de poder fazer o download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração.

Nos casos de pessoa física, uma opção é baixar o aplicativo do SNE disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS nas lojas virtuais Google Play e iTunes, respectivamente.

Outra opção é usar o SNE Web, que permite login por meio do Certificado Digital para pessoas físicas e jurídicas – sendo que para este segundo grupo, o uso do Certificado ICP-Brasil e-CNPJ, tipo A1 ou A3, é indispensável.