Dia do Diabetes: Linhares atende 2.500 pacientes gratuitamente com programa municipal

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado nesta quinta-feira, dia 14. Em Linhares os pacientes diagnosticados coma doença recebem atendimento especializado gratuito, por meio do Programa Municipal de Diabetes, do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde. O programa recebe pacientes diabéticos tipo I, diabéticos tipo II e com diabetes gestacional, atendendo atualmente 2.500 pacientes com acompanhamento periódico. 

A equipe de saúde do programa é formada, por responsável técnico, técnicos de enfermagem, médico endocrinologista, nutricionista e psicólogo.  “Sempre que alguém é diagnosticado com diabetes em nossas unidades de saúde, este paciente é encaminhado ao programa. Aqui fazemos todo acompanhamento de saúde necessário aos pacientes com diabetes. Eles recebem acompanhamento nas mais diversas áreas da saúde. Alem disso, com o programa, buscamos sempre trabalhar a prevenção”, frisou o diretor do Naps, Itamar Teixeira.

Ação de prevenção

Para marcar a data e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma ação na próxima terça-feira, dia 19, em frente ao Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde-NAPS, no bairro Colina. O evento, aberto ao público, terá início às 8 horas e vai contar com palestras e orientações em saúde.  Durante o encontro será abordado ainda o Novembro Azul, em prevenção ao câncer de próstata.

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Os principais sintomas do diabete são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis.

O Dia

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.