Alunos de escolas municipais de Linhares são premiados em concurso sobre a Paz do Lions Clube

O estudante Danilo Bastos, da Emef Elza Roni Scaparti, foi o vencedor da etapa municipal e agora participa de uma seleção distrital

O estudante Danilo Bastos, do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Roni Scaparti, é o autor do cartaz vencedor do concurso municipal sobre a Paz do Lions Clube International. Além dele, o estudante João Vitor Moreno de Oliveira, da Emef Antonio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, alcançou a segunda colocação, e a aluna Isabela Jekel Alves, da Emef Maria Aparecida Lavagnoli, do bairro Interlagos, obteve a terceira colocação.

Na noite desta quarta-feira (13) os alunos participaram de uma cerimônia promovida pelo Lions Clube de Linhares para oficializar o resultado com as presenças do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, da secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, do Governador do Distrito DLC 11, do Lions Club, Hélio José Sossai, e sua companheira Denice, além do presidente do Lions Clube no município, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues, membros do Lions, diretores escolares, professores e familiares dos estudantes.

O objetivo do concurso, reconhecido como Jornada da Paz, é destacar cartazes sobre a paz e proporcionar a chance de expressar visões e inspirar o mundo por meio da arte e da criatividade. Na rede municipal, a iniciativa recebeu o cadastro de cerca de 240 estudantes dos 4º ao 9º anos, na faixa de 11 aos 13 anos.

O primeiro lugar, agora, passará por uma seleção distrital, no dia 15 de dezembro, com representantes do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Se vencer esta etapa, o representante de Linhares passará por avaliações nacional, no dia 15 de janeiro e, internacional, prevista para fevereiro de 2020.

“A ideia é que possamos enxergar, em cada lugar, como os estudantes veem a paz”, disse o presidente do Lions, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues. “Os estudantes se expressaram com a alma e o coração. O que eles praticam hoje vai refletir no amanhã”, afirmou a professora de Artes da Emef Elza Roni Scarpati, Valdicléia de Almeida.

O estudante que conquistou o primeiro lugar no concurso, Danilo Bastos, descreveu seu cartaz: “quis mostrar a união de várias pessoas de nacionalidades diferentes compartilhando os mesmos ideais em busca da sonhada Paz”.

“O principal objetivo foi possibilitar para os alunos demonstrarem o olhar deles sobre a paz e o que eles esperam do futuro, através da harmonia e respeito ao ser humano. Com isso, foi oportunizada a descoberta de novos talentos artísticos”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

“Essa parceria representa ganho para a rede municipal de ensino de Linhares. O envolvimento dos estudantes na atividade demonstra o quanto é necessário desenvolver ações referentes à cultura da paz. Mais uma vez agradecer ao Lions pelas parcerias importantes junto ao poder público, contribuindo para a construção de uma cidade mais justa e mais cidadã para todos”, frisou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.