Passeio ciclístico para o enfrentamento às drogas acontece neste sábado (9)

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, promove neste sábado (9), às 8h30, o 1º Passeio Ciclístico do Programa de Resistência e Cidadania – PRECI. A atividade vai reunir as crianças atendidas pelo Programa, seus familiares, além da comunidade em geral.

De acordo com a coordenadora do PRECI, a servidora da Guarda Civil Municipal, Jaciane Légora, o passeio visa chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção às drogas. “Vamos envolver a comunidade atendida pelo Programa, além da sociedade em geral, no enfrentamento às drogas. Queremos que este evento entre para o nosso calendário oficial, se torne um dia de integração, de lazer e, sobretudo, de conscientização, gerando resultados positivos e que perdurem por muito tempo”, desta Jaciane.

O percurso terá início a partir das 8h30, saindo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Caboclo Bernardo”, no bairro Planalto, com destino ao Projeto Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança. Cerca de 400 alunos e familiares foram convidados a participar do evento.

E quem tiver interesse de participar do 1º Passeio Ciclístico do PRECI, basta comparecer ao local da concentração, no horário marcado. Não é preciso realizar inscrição previamente.

Preci

O Programa de Resistência e Cidadania (Preci) é sedimentado na família, na escola e na Guarda Civil Municipal, tem caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas. Dentre seus objetivos está a contenção da violência em todos os seus aspectos (físicos, morais e emocionais), bem como evitar que crianças e adolescentes, em fase escolar, iniciem o uso de drogas lícitas e ilícitas.

O programa é voltado para crianças e adolescentes de escolas da rede municipal de ensino. Durante os encontros, são desenvolvidas aulas lúdicas e técnicas educacionais que ensinam aos alunos a resistirem às pressões dos grupos sociais para dizer “não” às drogas e à violência.