Prefeitura atua no reforço de sinalização no Interlagos para deixar o trânsito mais organizado e seguro

Durante esta e a próxima semana, as equipes do Departamento Municipal de Trânsito estarão atuando em diversas ruas e avenidas do maior bairro de Linhares

Para garantir a segurança dos motoristas e pedestres nas vias, o Departamento Municipal de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, faz melhorias na sinalização de ruas e avenidas do Interlagos, o maior bairro de Linhares. As intervenções acontecem há cerca de 30 dias na região e prosseguem na próxima semana.

Nas vias do bairro, estão sendo reforçadas as pinturas nos estacionamentos, nas faixas de pedestres e na sinalização horizontal, em caixas amarelas e indicações de ruas e avenidas. O trabalho é de rotina na cidade inteira e segue programação do Departamento Municipal de Trânsito.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Coronel Jones da Silva Mattos, os trabalhos têm por finalidade orientar os motoristas, em especial, em áreas de maior movimento onde o risco de acidente é maior.

“Atuamos para deixar a cidade melhor sinalizada e mais bonita. O trabalho de manutenção é feito o dia inteiro e também durante a noite, muitas vezes, para evitar incômodo à população. Os pedidos devem ser feitos pelo 0800 283 1370, e, com a abertura do protocolo, vamos a campo na busca de uma cidade organizada”, destacou o secretário.

“A sinalização é muito importante para dar direcionamento aos motoristas e pedestres e, assim, evitar acidentes, dar fluidez às vias, além de deixar a cidade mais bonita. A sinalização precisa ser clara, de modo a ser reconhecida e compreendida pelos usuários”, comentou o diretor municipal de Trânsito, Douglas Simplício.

CTB

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é preciso assegurar à sinalização horizontal os seguintes princípios:

• Legalidade – CTB e legislação complementar

• Suficiência – permitir fácil percepção

• Padronização – seguir padrão legalmente estabelecido

• Uniformidade – situações iguais E sinalização com mesmo critério

• Clareza – transmitir mensagens objetivas de fácil compreensão

• Precisão e confiabilidade – corresponder à situação existente

• Visibilidade e legibilidade – ser interpretada em tempo hábil para tomada de decisão

• Manutenção e conservação – estar permanentemente limpa, conservada e visível.