Faceli realiza IV da Jornada Científica sobre desafios da 3ª década do novo milênio

A Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) promoveu nesta quarta-feira (6) a quarta edição da Jornada Científica que teve como tema “Os desafios da 3ª década do novo milênio”. A abertura foi feita pela Diretora Presidente Jussara Carvalho de Oliveira e o evento reuniu alunos, professores e comunidade para um momento de promoção de pesquisa e iniciação científica. Quem passou pela instituição teve acesso a uma vasta programação que envolveu palestras, apresentações orais e painéis e eventos culturais.

É a primeira vez que a Natália De Nadai, estudante do 10º período do curso de Direito, participa do evento. “A produção científica deve ser incentivada. Tem 5 anos que estou aqui e percebi nos últimos anos muita evolução, o que trouxe mais incentivo para nós estudantes. Quem quiser seguir a docência, por exemplo, é muito importante a produção científica na graduação para a aprovação em uma pós, um doutorado ou mestrado. A jornada abre esses caminhos”, disse a estudante.

 A professora de Direito Social na Faceli, Suelen Agum, que foi umas das palestrantes, destacou a importância da jornada. “Todo sistema de ensino superior no Brasil ele possui três pilares: educação, pesquisa e extensão. Sem dúvida a educação, que é o ensino em sala de aula, é o pilar mais forte. Os outros dois normalmente são fomentados com mais intensidade nas universidades públicas, pois gera um custo e um envolvimento maior da comunidade acadêmica. O desenvolvimento das pesquisas é você fomentar o aluno a ter discussões jurídicas para além da sala de aula e pensar nessa discussão para o município ou país, e o que pode ser feito para melhorar o próprio curso. A jornada vem para fortalecer o pilar da pesquisa, por isso é tão importante sua realização”, falou a professora.

 “Na jornada são apresentados artigos, resenhas e resumos expandidos, produzidos por professores e alunos, e tivemos muitas inscrições de pessoas fora da instituição. A jornada abre um leque de oportunidades, pois o aluno acaba tendo a iniciação científica, podendo já pode pensar em se apresentar em um congresso, por exemplo”, disse a coordenadora de Pesquisa e Extensão, Zilda Maria Fantin.

 Os alunos e também não alunos da Faceli receberam uma declaração que corresponderá a 4 horas de participação em cada turno (matutino, vespertino e noturno).