Prefeitura e Corpo de Bombeiros instalam Sistema de Comando em Operações para combater possíveis manchas de óleo no litoral de Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio de suas secretarias, e representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se reuniram na manhã desta segunda-feira (4), na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), para alinhar as ações de combate e contenção da possível mancha de óleo que pode chegar ao litoral Norte do Estado.

A primeira medida foi a implantação do Sistema de Comando em Operações (SCO), cuja base foi instalada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam). O Sistema, de padrão internacional, será responsável por gerir as ações de planejamento, operações, logística, segurança e administração em resposta a situações críticas e emergenciais.

“Essa é uma forma que encontramos para gerenciar a chegada da mancha de óleo. Estamos trabalhando conjuntamente com as secretarias municipais de Turismo, Obras e Serviços Urbanos, Assistência Social, Segurança Pública, Gabinete e Comunicação, além de contarmos com a parceria do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, Ufes e ICMBio, para mitigar qualquer movimentação do óleo em nosso litoral”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi Folli.

No momento, o litoral capixaba está sendo monitorado diariamente e ainda não vestígio do material nas praias de Linhares. Segundo Folli, os principais pontos de monitoramento são os estuários – onde os rios encontram o mar –, a exemplo do Riozinho, entre Urussuaquara e Barra Seca, e na Foz do Rio Doce, em Regência; além do REBIO de Comboios, onde há a maior concentração de desova de tartarugas.

“Neste momento, nós temos um sistema de comando aqui, estamos organizados com logística, mão de obra e material. Agora, estamos traçando o papel de cada agente dentro do organograma, que é o plano de ação, e traçar também os acessos às praias para limpeza, caso seja necessário”, aponta o secretário.

Nesta terça-feira (5) os servidores municipais, que atuarão na limpeza e contenção do óleo nas praias de Linhares, receberão treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros. Ao todo 110 servidores receberão orientações quanto ao manuseio e contato com o óleo; uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e destinação do material recolhido.

Mobilização

Com a aproximação do óleo no litoral Norte do Espírito Santo, a Prefeitura de Linhares criou um Comitê de Crise para monitorar os avanços da mancha. O grupo é composto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente; Obras e Serviços Urbanos; de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer; Segurança Pública e Defesa Social, Saúde, Comunicação, Governo, Procuradoria Geral, além da participação efetiva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

E desde a sua formação, os membros do Comitê passaram por treinamento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); além de planejarem ações junto às regiões litorâneas de Linhares.

As equipes têm percorrido os balneários do município para levar informações e orientações aos moradores locais. A primeira reunião aconteceu no último dia 25 de outubro, em Urussuquara, e contou com a participação de representantes das comunidades, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Hoje, dia 4, a reunião acontece na Vila de Povoação, a partir das 18 horas. Já nesta terça-feira (5), às 10 horas, o encontro será com membros da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), na sede da entidade, no bairro Aviso.

Colaboração

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.

E quem quiser se voluntariar nos trabalhos de contenção e limpeza das praias poderá aderir às ações planejadas pelo Comitê por meio do endereço de e-mail: cadastro.voluntarios@linhares.es.gov.br. Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.