Membros do Comitê de Crise contra mancha de óleo participam de treinamento em Linhares

Com a aproximação iminente da mancha de óleo no litoral Norte do Espírito Santo, a Prefeitura de Linhares criou um comitê de crise para monitorar os avanços. O grupo é composto pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Obras e Serviços Urbanos; de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer; Segurança Pública e Defesa Social, Saúde, Comunicação, Governo, Procuradoria Geral, além da participação efetiva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

E na tarde dessa quinta-feira (31), os membros do Comitê de Crise de Linhares e de demais municípios capixabas localizados na faixa litorânea do Estado, participaram de um curso sobre contenção e limpeza de óleo nas praias. O encontro foi realizado no auditório do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Linhares (IPASLI).

“O Governo do Estado está se reunindo com os municípios com o objetivo de buscar ideias e iniciativas que impeçam ou minimizem os impactos desta possível chegada do óleo em nosso litoral. Esperamos que este óleo não chegue ao Espírito Santo, mas caso chegue, estamos nos preparando para enfrentar esse incidente”, disse o secretário de Meio Ambiente do Estado, Fabricio Hérick Machado.

Durante a capacitação, os integrantes do Comitê foram norteados quanto às principais orientações operacionais que foram desenvolvidas pelo Comando do Incidente, dentre elas a remoção manual em praias, remoção manual em costões rochosos, recuperação manual de óleo em manguezais, recuperação manual assistida por máquina, recuperação mecânica e gestão de resíduos; e também quanto ao parecer da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que trata sobre os riscos à saúde na exposição ao material.

Na reunião foi discutida ainda a análise conjunta das Cartas de Sensibilidade Ambiental a Derramamentos de Óleo (Cartas SAO), que são constituídas por ferramentas e informações para o planejamento de contingência e implementação de ações em resposta a incidentes de poluição por óleo.

Também foram apresentadas orientações padronizadas para o atendimento à fauna, e para o levantamento de recursos disponíveis junto à Administração Municipal (pessoal para limpeza de praias e áreas públicas; disponibilidade de EPIs, equipamentos de limpeza e maquinários).

“Esse treinamento foi destinado àqueles que vão ficar na linha de frente. Não foi um treinamento para voluntários ainda, não. Foi um momento para treinar as equipes que vão coordenar as atividades de contenção e limpeza da possível mancha de óleo. As equipes que vão atuar como voluntárias serão capacitadas em outro momento”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi Folli.

O treinamento foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Mobilização

Desde a formação do Comitê de Crise foram planejadas ações junto às regiões litorâneas de Linhares. Na última sexta-feira (25) foram realizadas as primeiras reuniões, que contou com a participação de representantes das comunidades, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Segurança Pública e Defesa Social, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“As conversas com as comunidades já estão sendo realizadas paralelamente ao treinamento. Na última sexta-feira [dia 25], estivemos em Urussuquara/Barra Seca e Pontal do Ipiranga. Agora vamos nos reunir com os moradores de Povoação”, contou o secretário Fabricio Borghi Folli.

Além dessas ações iniciais, também foi criada uma Central de Informações para que a população dos balneários acione, caso perceba a chegada das manchas de óleo. O telefone da Central é o 3372 2067.

Também foi criado um canal para adesão de voluntários que tenham interesse em atuar nas ações que estão sendo planejadas pelo Comitê. Os candidatos devem entrar em contato pelo e-mail: cadastro.voluntarios@linhares.es.gov.br. Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.

As equipes que atuam nos Programas de Saúde da Família dos balneários de Pontal do Ipiranga, Vila de Regência e Vila de Povoação também estão sendo mobilizadas para que atuem no atendimento a possíveis pacientes em contato com as manchas de óleo. Os profissionais de saúde atuarão em suas respectivas Unidades de Saúde.