Prefeitura de Linhares instala comitê para monitorar manchas de óleo

A prefeitura de Linharescriou um comitê de crise para monitorar os avanços das manchas de óleo que vêm afetando boa parte do litoral do Nordeste e podem atingir o litoral do Espírito Santo. Compõem o grupo as secretarias municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Segurança Pública e Defesa Social, Saúde, Comunicação, Governo, Procuradoria Geral, além da participação efetiva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, representados pelo Comandante do 12º. Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Geovânio Silva Ribeiro, e do 2º. Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Machado.

Reunião com Associações de Moradores

Entre as ações planejadas estão reuniões com associações de moradores e pescadores de Urussuquara, Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. A primeira vai acontecer nesta sexta-feira, dia 25, às 16 horas, na Igreja Assembleia de Deus de Urussuquara, com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, e representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Voluntários e Central de Informações

A Prefeitura de Linhares também criou um e-mail para a adesão de voluntários que tenham interesse em atuar nas ações que serão planejadas pelo Comitê. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico: cadastro.voluntarios@linhares.es.gov.br . Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê. Além disto, foi criada uma Central de Informações para que a população dos balneários acione, caso perceba a chegada das manchas de óleo. O telefone da Central é o 3372 2067.

Equipes de Saúde Mobilizadas

As equipes que atuam nos Programas de Saúde da Família dos balneários de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, também estão sendo mobilizadas para que atuem no atendimento a possíveis pacientes em contato com as manchas de óleo. Os profissionais de saúde atuarão em suas respectivas Unidades de Saúde.

Equipamentos de Segurança

Outra ação do Comitê é a disponibilização de equipamentos de segurança para a atuaçã dos profissionais e de possíveis voluntários que poderão atuar na contenção das manchas de óleo. A secretaria de Obras e Serviços Urbanos irá disponibilizar botas, luvas, máscaras e acessórios que possam auxiliar nas ações que serão planejadas pelo Comitê.

Alé disto, caso seja necessário, serão distribuídos sacos plásticos e tambores para o acondicionamento temporário do óleo.

Monitoramento é Contínuo

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, ainda não é possível precisar a chegada do óleo ao Espírito Santo, porém o monitoramento e o diálogo com o a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama) e secretários municipais da pasta em Conceição da Barra e São Mateus, são contínuos. “É hora de unir forças e criar estratégias para que o desastre ambiental que atingiu o litoral do Nordeste seja minimizado caso chegue ao litoral linharense”, destacou.

”Momento é de união”, diz prefeito

“Essa reunião foi muito importante para o planejamento de ações caso esse óleo chegue ao litroal de Linhares e para que nossas equipes de governo e dos órgãos de segurança que estão conosco em mais este desafio, sejam melhor municiadas para ações que possam ser feitas. É um serviço que vai exigir capacidade de superação e de estarmos muito coesos. Mas eu estou à disposição para planejarmos adequadamente o dia de hoje, o dia de amanhã e, acima de tudo, o futuro e o cuidado com as pessoas”, afirmou Guerino.