Mutirão de fiscalização notifica 54 casos de descumprimento do cronograma de entulho

A equipe do setor de Fiscalização, da secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, realiza desde o início da semana um mutirão de fiscalização referente aos entulhos depositados fora da data do Cronograma Municipal de Recolhimento de Entulhos. Na segunda (28) as equipes estiveram no maior bairro de Linhares, o Interlagos. Nesta terça (29), os fiscais percorreram os bairros Novo Horizonte (BNH), José Rodrigues Maciel, Shell e Araçá. Os profissionais da prefeitura estão notificando os casos de desrespeito ao cronograma e orientando para que o entulho seja retirado da rua. O cidadão que se recusar a fazer a retirada será multado, de acordo com Código de Obras e de Posturas do Município. A multa pode chegar a R$ 1.207,00. 

Na ação de segunda 29 moradores foram notificados. Nesta terça foram notificados 25 casos, sete no bairro Shell, seis no BNH, três notificações no José Rodrigues Maciel e nove no Bairro Araçá. O cronograma de recolhimento de entulhos abrange toda a sede do Município, os distritos de Bebedouro e Rio Quartel, com dias específicos entre domingo e segunda-feira. Os moradores devem depositar os resíduos um dia antes ao seu recolhimento. "A medida, de descartar os resíduos somente um dia antes do seu recolhimento, contribui para uma cidade mais limpa e evita o risco de possíveis criadouros de insetos, como o Aedes aegypti", ressaltou o secretário da pasta, João Cléber Bianchi.

Nesta quarta – feira (30) a equipe vai realizar o trabalho de fiscalização nos bairros, Colina, Conceição,Três Barras, Perobas.


Entulho (inertes) são os resíduos provenientes de:
Construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos; blocos cerâmicos; concreto em geral; solos; rochas; metais; resinas; colas; tintas; madeiras; compensados; forros; argamassa; gesso; telhas; pavimento asfáltico; vidros; plásticos; tubulações; fiação elétrica.

Jardinagem, como: aparas de grama; folhas; ervas daninhas; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível.

Resíduos domésticos, como: cama, roupeiro, geladeira, fogão.