Moradores de Bagueira comemoram avanços nas obras de pavimentação asfáltica

A movimentação na principal estrada de acesso à comunidade de Bagueira, interior de Linhares, está intensa. Moradores acompanham de perto a transformação da principal avenida e outras vias da vila, que recebem os serviços de pavimentação asfáltica, além de obras de drenagem e esgotamento sanitário.

Com o olhar fixo nas máquinas, o aposentado Osvaldo Carvalho não esconde a alegria desse momento que centenas de moradores estão vivenciando. “Eu vim para cá em 1984, e morava ali, na beira da lagoa. Quase não havia nada aqui. Antes, quando chovia, o acesso ficava difícil, mas com essa obra, a poeira e lama vão acabar. Vai ficar uma beleza”, comemora o morador.

Serão cerca de nove quilômetros de asfalto aplicado na estrada que liga Linhares, via Rodovia ES-248, à comunidade de Bagueira. Vários trechos estão na fase de imprimação, e mais de 26,7 mil metros quadrados de asfalto já foram aplicados na região.

“Pegamos períodos muito tensos aqui, como em 2013, quando alagou tudo por causa das chuvas, e ficamos praticamente ilhados, tanto por conta da lama quanto da água. Mas hoje, com esse asfalto, tudo será diferente. Falando em melhoria, aqui para nós da Bagueira, será 100%”, disse o autônomo Marcos José.

Investimentos no interior

O trabalho tem sido executado na comunidade de Bagueira, desde maio deste ano, por meio de uma megaoperação montada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos junto à construtora contratada para a obra, e contempla a pavimentação asfáltica de aproximadamente nove quilômetros de estrada, que liga Linhares, via Rodovia ES-248, até a vila.

O projeto de infraestrutura ainda inclui a construção de ciclovias dos dois lados, iluminação pública, sinalização e segurança viária, impactando na vida de mais de 300 famílias da região. As obras demandam investimentos de quase R$ 12 milhões, e o prazo de conclusão é de 240 dias.

Esta é uma das várias obras de infraestrutura anunciadas para as comunidades do interior de Linhares. Regiões como Povoação, Regência, Chapadão das Palminhas e Pontal do Ouro, estão entre as dez comunidades contempladas pelo pacote de obras, que totalizam R$ 67 milhões em investimentos.

“Vamos investir em, pelo menos, dez comunidades, pois o que temos na cidade, nós também queremos que as comunidades do interior tenham, como, por exemplo, saneamento básico, ruas pavimentadas, acesso à Unidade de Saúde e a espaços para lazer. Queremos proporcionar traquilidade para que as famílias possam criar os seus filhos. Pode ter certeza que, neste país afora, não há um município que vai fazer investimentos nas comunidades do interior como Linhares vai fazer”, destaca o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Conforme o prefeito Guerino Zanon, as obras na região de Bagueira e demais comunidades ainda visam promover o desenvolvimento das zonas rurais, além de facilitar o escoamento da produção agrícola, e melhorar as condições de deslocamento das famílias e do transporte escolar, bem como estimular e fomentar o turismo no interior.