Paebes: mais de 9,3 mil alunos de Linhares fazem prova para avaliar aprendizagem no Ensino Fundamental

Mais de 9,3 mil alunos de 28 escolas de Ensino Fundamental da sede e outras 5 localizadas na Educação no Campo estão participando do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Os resultados das provas, aplicadas nesta quarta (16) e quinta-feira (17), têm por objetivo fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Linhares, Lazarela Guasti de Moura Renon, os alunos das turmas de 1º, 2º e 3º anos fazem provas de Língua Portuguesa, Matemática e Escrita; do 5º ano de Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual; e do 9º ano de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

“No Paebes é avaliado o desenvolvimento escolar durante o ano e mapeado as dificuldades de aprendizagem. Trabalharemos os resultados das provas com os pedagogos das escolas, que junto aos professores farão as intervenções necessárias para avançarmos ainda mais na Educação do município”, disse a secretária de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

A diretora da Emef “Cid Adalberto dos Reis”, no bairro Juparanã, Érica Simoni Raimundo Manenti, destacou a importância do Paebes para a escola. “É uma forma de avaliarmos o nosso trabalho e sabermos se estamos no caminho certo, atendendo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com os resultados, caso seja necessário, vamos repensar nossas práticas e mudar os direcionamentos para avançarmos”, informou.

“Na avaliação do ano passado tivemos excelentes resultados e posições de destaque no Espírito Santo. Isso mostra que estamos no caminho certo, evoluindo com os investimentos realizados, seja na parte física ou nas formações continuadas, no empenho e dedicação dos profissionais nas unidades de ensino e, também, no esforço dos nossos alunos em sala de aula. Temos um longo caminho a percorrer e o nosso compromisso com a educação é despertar nas crianças e adolescentes o desejo de aprender, ser tornar cidadãos cada vez melhores e enxergarem um futuro promissor”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

 Sobre o Paebes

O Paebes teve início no ano de 2009 e visa avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano Ensino Fundamental).

Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas Metas educacionais estabelecidas pelo Paebes. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado. São avaliados o 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª Série do Ensino Médio.