Outubro Rosa: Casa Rosa realiza encontro sobre prevenção e programação segue durante todo mês

A Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher preparou um dia especial para as mulheres atendidas pela Casa para tratar sobre a campanha Outubro Rosa, em prevenção ao Câncer de Mama. O encontro que aconteceu nesta segunda- feria, dia 07, contou com palestras, atendimentos em saúde e beleza, além de música e interação entre as pacientes e equipe do núcleo. O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, também participou do momento, junto com a subsecretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin.

Durante o evento o médico oncologista, Pedro Belotti e com a psicóloga, Ivone Nogueira, palestraram sobre a importância dos cuidados com a saúde física e mental na prevenção do câncer. “Ficamos felizes com a participação das nossas pacientes. Precisamos sempre reforçar que a prevenção, por meio de uma vida mais saudável e também da realização de exames com o acompanhamento médico, sempre é o melhor caminho”, ressaltou a coordenadora do programa viva mulher, Natália Monteiro.

O prefeito, Guerino Zanon, falou sobre assistência em saúde que a prefeitura de Linhares presta às mulheres do município.  “Contamos com esta unidade referência para cuidar da mulher e isso é um avanço muito grande quando falamos de prevenção e tratamento. Já são mais de 8 mil atendimentos realizados nesta Casa, só neste ano, e vejo a dedicação com que as pacientes são atendidas. Parabéns a todos por este evento que reforça a prevenção ao câncer de mama e, ainda, pelo trabalho humanizado que toda equipe realiza aqui”, destacou.

Ainda durante o encontro, Izildinha Teixeira, que já passou por tratamento de câncer de mama, compartilhou com todos a sua experiência. “Quando somos diagnosticadas com câncer tudo que vem a cabeça é medo, mas aí vamos encontrando apoio na família, amigos e nos profissionais maravilhosos, que cuidam da gente com tanto carinho, e isso nos da força pra seguir e se reerguer. Passei por cirurgia, tratamento e hoje estou aqui podendo passar um pouquinho da minha experiência pra vocês e dizer que somos mais fortes que esta doença”, frisou.

Casa Rosa

Linhares tem uma casa exclusiva para atendimentos à mulher. É a Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher, da Prefeitura de Linhares, que funciona no bairro Shell. Somente neste ano foram realizados mais de 8.300 atendimentos voltados à saúde das cidadãs do Município. 

O núcleo conta com diversos programas, todos gratuitos, que atuam no diagnostico do câncer de mama e colo de útero, atendimento de pré-natal de alto risco, planejamento familiar, menopausa, infertilidade e aleitamento materno.

O atendimento na Casa Rosa é realizado por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde do município, quando existe a necessidade de atendimento especializado. A casa fica localizada na Rua Nicola Biancardi, 310, no bairro Shell, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outubro Rosa

A prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, abraçou a campanha de prevenção ao Câncer de Mama, o Outubro Rosa, e preparou uma ampla programação nas Unidades de Saúde do município. Ações já foram realizadas nas Unidades do Três Barras, Aviso, Linhares V, Rio Quartel, Santa Cruz, Bebedouro, BNH, Interlagos I, Canivete. Durante todo o mês de outubro acontecem diversas ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e ainda orientar sobre tratamentos.

Confira a programação:

Araçá

14/10 à 18/10 – Coleta de preventivos, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia,

CAIC – Interlagos

17/10, das 18 às 21 horas – coleta de preventivo.

Araçá

18/10 às 8 horas – atendimento em saúde, roda de conversa, serviços de beleza, atividade física, dança.

Ação Casa Rosa e Naps

18/10 às 13h no Shopping Pátio Mix – testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, orientação sobre a saúde da mulher.

Canivete

 Dias 21 e 28, das 16 às 20 horas – coleta de preventivo.

Farias

22/10 de 7h às 11 e de 12h às 16h – palestras, coleta de preventivos, solicitação de mamografias.

Guaxe

23/10 de 7h às 11 e de 12h às 16h – palestras, coleta de preventivos, solicitação de mamografias.

Rio Quartel

29/10 às 12h30 – ação Outubro Rosa em Desengano