Educação abre nesta terça-feira (8) inscrições para bate-papo literário com a professora e escritora Bernadete Lyra

Na próxima quinta-feira (10) será realizado um bate-papo literário com a professora e escritora Bernadette Lyra sobre “O papel do professor no estímulo ao hábito da leitura”. As inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira (8) e são realizadas somente no portal https://linhares.sisp.com.br, até meio dia do dia 10 ou enquanto tiver vaga disponível. O encontro acontecerá no auditório da UAB, no bairro Novo Horizonte, às 18h30.

Foto divulgação

A formadora do Centro de Formação da Secretaria de Educação, da Prefeitura de Linhares, Alcenira Nogueira de Almeida Rangel Loureiro, informou que o encontro envolve professores e professoras do Curso Vivências de Leitura, da Secretaria Municipal de Educação e visa qualificar professores e professoras da rede municipal de ensino a desenvolverem ações de incentivo à leitura nas escolas municipais.

“Esse bate-papo é uma promoção do nosso projeto “Vivências de Leitura”, em mais uma parceria com o projeto Prazer da Leitura e, com apoio do Programa Sim para a Literatura e da TV Sim”, disse Alcenira.

Durante o encontro haverá o encerramento dos trabalhos da turma que participou do Curso Vivências de Leitura deste ano. Na ocasião, também será lançado o livro “Ulpiana”, de autoria da escritora Bernadette Lyra, com momento especial de autógrafo.

Sobre a escritora

Bernadette Lyra nasceu em Conceição da Barra/ES. Escritora com prêmios literários obtidos por todo o país. Tem trabalhos em antologias, revistas e jornais do Brasil e do exterior. Alguns livros de ficção publicados: “Memória das ruínas de Creta” (1997, 2a ed. 2018); “Tormentos ocasionais” (1998); “O parque das felicidades” (2009); “A capitoa” (2014); “Água salobra” (2017). Como pesquisadora de cinema publicou O jogo dos filmes (2018) entre outras obras.

A professora emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Bernadette Lyra é também a mais nova integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes). Em 2018, a escritora foi considerada Pesquisadora do Ano, pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e, em 2019, ela será a homenageada capixaba do 26º Festival de Cinema de Vitória.