Prefeitura instala contêineres para a coleta de lixo nos bairros Interlagos e Lagoa do Meio

Uma das prioridades da Prefeitura de Linhares, a limpeza pública, tem sido executada diariamente no município por meio de caminhões coletores e compactadores que trabalham intensamente no serviço de coleta de entulhos e de lixo doméstico.

E há algumas semanas, para auxiliar os serviços de coleta, a Prefeitura de Linhares tem instalado contêineres, em pontos estratégicos da cidade, considerados de maior concentração de lixo em área exposta.

Nesta sexta-feira (4), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos instalam mais 53 equipamentos, sendo 16 na Avenida Rodrigues Alves, entre os bairros Juparanã e Conceição; 13 na Avenida Tupinambás, no bairro Lagoa do Meio; e 24 contêineres na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, no Interlagos.

Ao todo são 200 equipamentos, com capacidade para 1.000 litros cada, que estão sendo instalados no município para auxiliar na coleta diária do lixo doméstico. Até o momento já foram contemplados os bairros Aviso, Araçá, Shell e Colina.

Segundo o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, as instalações dos equipamentos visam melhorar o processo de armazenamento e coleta do lixo, que, muitas vezes, é acondicionado de forma incorreta em vias e passeios públicos.

“Esses equipamentos visam melhorar a limpeza urbana e coleta de lixo na cidade. Ao invés de ser jogado nas ruas – formando uma concentração de sujeira e propiciando a proliferação de animais e insetos que transmitem doenças –, o lixo será acondicionado em espaços adequados, evitando também a obstrução da livre circulação de pedestres e cadeirantes pelas calçadas”, destaca Bianchi.

O secretário ressalta que é importante que todos os moradores e comerciantes se conscientizem quanto à necessidade de jogar lixo das residências e comércios dentro desses contêineres.

“Essa é uma ação que será efetivada a partir da mudança da cultura da população em relação ao lixo, ou seja, quando ela tiver consciência sobre a sua responsabilidade no processo de separação e destinação correta dos resíduos, visando o bem-estar e saúde dos moradores e o asseio geral do município”, aponta o secretário João Cleber Bianchi.

Os caminhões de coleta, de acordo com Bianchi, continuarão a passar normalmente nos bairros, nos horários programados, conforme o cronograma.

As vantagens da coleta com os contêineres:

– O lixo fica protegido das variações climáticas;

– Diminui a possibilidade de entupimento dos bueiros;

– Elimina odores indesejados e poluição visual;

– Elimina os sacos de lixo rasgados por animais ou catadores informais;

– Evita o contato da população com o lixo;

– Reduz a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças.