Prefeito Guerino anuncia readequação de 20% nos salários de agentes de saúde e combate a endemias

Nesta data, em que se celebra o Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, os mais de 340 agentes da Prefeitura de Linhares têm motivos de sobra para comemorar. É que nesta sexta-feira (4), o prefeito Guerino Zanon anunciou a readequação salarial dos profissionais em 20%. A partir deste mês de outubro, os profissionais receberão vencimento básico de R$ 1,5 mil – valor acima do piso nacional praticado, que é de R$ 1.250,00.

O anúncio foi feito durante o encontro da categoria promovido Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde, na sede social do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares (SISPML), no bairro Jardim Laguna.

O Projeto de Lei nº 007/19, que dispõe sobre a readequação salarial, foi encaminhado à Câmara de Vereadores e será apresentado na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 7. Ressalta-se que a categoria reivindicava o reajuste de 4%.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são os responsáveis pelas atividades de prevenção a doenças, promoção da saúde e controle de endemias, por meio de vistorias às residências, depósitos e terrenos baldios. Além disso, os profissionais passam para a população orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e outros tipos.

“Esses profissionais são o elo da população com a Unidade Básica de Saúde. Eles são responsáveis pelo contato com as famílias e as comunidades; pela informação, o monitoramento e o acompanhamento diário e auxiliam na prevenção de várias doenças”, desta o secretário Municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

De acordo com prefeito de Linhares, Guerino Zanon, Saúde, a medida visa manter a valorização dos agentes. “Os trabalhos realizados por estes profissionais são importantíssimos e fazem grande diferença para as equipes de Estratégia Saúde da Família, pois eles atuam diretamente com as comunidades e conhecem como ninguém a realidade dos moradores. Então nada mais justo que concedê-los essa readequação como forma de valorizá-los”, frisa o prefeito.

Além dos agentes  comunitários de saúde e endemias, também participaram da solenidade a subsecretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolin; a presidente do SISPML, Simone Aguiar, e o vice Gilson Lima; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Bonomo, e demais vereadores Tobias Cometti, Jean Menezes, Estéfano Silote, Joel Celestrini, Gelson Suave e Pâmela Maia.