Dia Nacional da Adoção: Unidade de Vigilância de Zoonoses disponibiliza animais para adoção em Linhares

Em comemoração ao Dia Nacional de Adotar um Animal, celebrado nesta sexta-feira (4), a Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), disponibiliza para adoção de 18 cães (filhotes e adultos), visando garantir aos animais um lar onde possam receber cuidados e atenção adequados.

De acordo com a veterinária da UVZ, Marcelle de Almeida Amaral, as pessoas podem fazer a diferença adotando um animal. “Há muitos animais esperando adoção, não só aqui na unidade, mas também nas associações de protetores de animais. A adoção é mais uma chance que eles têm de encontrar uma família que possa tratá-los com respeito e dignidade, dando a eles um teto, comida e carinho”, diz a veterinária.

No ato da adoção na UVZ, os animais são vacinados contra raiva e saem com a carteirinha de identificação e com vaga garantida no programa de castração. Os interessados em adotá-los devem comparecer à Unidade, localizada no bairro Três Barras, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 11 horas, e das 13 às 16 horas. Os pretensos tutores devem ser maiores de 18 anos e portar documento de identidade e comprovante de residência.

No ato, o novo tutor assina um termo de adoção e guarda responsável. Segundo Marcelle, existem alguns critérios que habilitam o interessado à adoção, dentre eles terem residência murada e de preferência que seja residência própria.

Após a adoção, equipes da UVZ realizam o acompanhamento dos animais para averiguar a situação atual em que se encontram, aproveitam para reforçarem as orientações com relação a posse responsável.

Recolhimento:

A Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza o recolhimento de cães e gatos de rua, quando há denúncia, e em algumas prioridades que são: animais de rua atropelados, animais de rua doentes e em estágio de sofrimento avançado e animais de rua agressivos, que possam a agredir pessoas ou outros animais. “Os animais são recolhidos mediante o registro de ocorrências comunicadas por moradores e quando acontece o recolhimento, esses animais são mantidos na Unidade para adoção”.

Dia Nacional de Adotar um Animal

Nesta sexta-feira, 04 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Adotar um Animal. Na mesma data também é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, que, por ter uma relação especial com os animais, fez o “Cântico das Criaturas”, onde louvava a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua e as estrelas.

Por essa razão, a data também foi estipulada como o Dia Mundial dos Animais, que passou a ser celebrada em 1931, durante uma convenção de ecologistas na cidade de Florença, na Itália. São Francisco de Assis é proclamado patrono dos ecologistas e protetor dos animais.