Outubro Rosa: Saúde promove diversas ações na prevenção ao Câncer de Mama

A prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, abraçou a campanha de prevenção ao Câncer de Mama, o Outubro Rosa, e preparou uma ampla programação nas Unidades de Saúde do município e na Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher. Durante todo o mês de outubro serão realizadas diversas ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e ainda orientar sobre tratamentos.

Em outubro as ações de prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero serão reforçadas nas 34 Unidades de Saúde de Linhares. A programação conta com palestra, realização de exames, orientações sobre o autoexame das mamas, caminhadas, entre outras atividades. “Vamos compartilhar informações sobre as doenças, promovendo a conscientização e ainda proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico. Vamos reforçar neste mês a importância dos cuidados com a saúde da mulher e que diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz”, ressaltou o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Mereiles.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressalta a importância de realizar ações voltadas à saúde da mulher. “É o mês onde abraçamos a campanha e atuamos de forma ainda mais reforçada na prevenção e no diagnostico precoce da doença. Em Linhares contamos com uma unidade referência para cuidar da mulher e isso é um avanço muito grande quando falamos de prevenção e tratamento. Com a Casa Rosa abrangemos atendimentos com a sua saúde da mulher, do seu bebê e até o planejamento familiar, levando mais qualidade na assistência em saúde para o público feminino”, frisou

Casa Rosa

Linhares tem uma casa exclusiva para atendimentos à mulher. É a Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher, da Prefeitura de Linhares, que funciona no bairro Shell. Somente neste ano foram realizados mais de 8.300 atendimentos voltados à saúde das cidadãs do Município. 

O núcleo conta com diversos programas, todos gratuitos, que atuam no diagnostico do câncer de mama e colo de útero, atendimento de pré-natal de alto risco, planejamento familiar, menopausa, infertilidade e aleitamento materno.

O atendimento na Casa Rosa é realizado por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde do município, quando existe a necessidade de atendimento especializado. A casa fica localizada na Rua Nicola Biancardi, 310, no bairro Shell, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Confira a programação:

Três Barras

03/10 às 14h – Caminhada com saída da praça do bairro Juparanã; bate papo, atendimento médico e psicológico.

Aviso

03/10 às 8h – Palestra com Drª Alice, música ao vivo com Claudinho, limpeza de pele, sobrancelha, com a presença do SENAC.

Linhares V

05/10 às 8h – palestras, coleta de exame, mamografias, testes rápidos, aferição de pressão, testes de glicemia capilar.

Rio Quartel

05/10 às 7h – ação Outubro Rosa em Rio Quartel

Santa Cruz

05/10 às 8h – Caminhada com saída da unidade de saúde e chegada no Sítio Dona Nair.

Bebedouro

05/10 das 8h às 16h30 – orientação sobre prevenção e realização de exames.

BNH

05/10 das 8h às 12 horas – testes rápidos, mamografia, consultas médicas, coleta de preventivo, roda de conversa, serviços de beleza.

Casa Rosa

07/10 às 13h – Palestras com o médico oncologista Pedro Belotti e com a psicóloga, Ivone Nogueira.

Interlagos I

07/10 às 8h, no auditório da Paróquia Bom Pastor – palestra com mastologista; mamografias, café da manhã.

Araçá

14/10 à 18/10 – Coleta de preventivos, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia,

Ação Casa Rosa e Naps

18/10 às 13h no Shopping Pátio Mix – testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, orientação sobre a saúde da mulher.

Farias

22/10 de 7h às 11 e de 12h às 16h – palestras, coleta de preventivos, solicitação de mamografias.

Guaxe

23/10 de 7h às 11 e de 12h às 16h – palestras, coleta de preventivos, solicitação de mamografias.

Rio Quartel

29/10 às 12h30 – ação Outubro Rosa em Desengano