Moradores do Planalto e região comemoram avanços nas obras de infraestrutura

A movimentação de moradores na Rua José Eduardo Rosa Quitiba, que acompanham das suas portas a transformação do bairro Planalto, é intensa. As obras de infraestrutura, que compreendem a construção de calçadas cidadãs, serviços de drenagem, esgotamento sanitário, terraplenagem, pavimentação, sinalização e iluminação pública, já estão 72% concluídas e devem ser entregues até o fim deste ano.

Sob o olhar fixo da comerciante Helena Nunes, que tem um bar no local há 12 anos, as máquinas operam a todo vapor na compactação da área que receberá a pavimentação asfáltica. Dona Helena não esconde a alegria desse novo momento que ela e milhares de moradores do bairro estão vivendo.

“Nossa rua está bem melhor. Isso aqui, quando não era calçado, nos dava muito transtorno, pois quando chovia, a rua ficava esburacada e com muita lama, e no tempo seco, dava muita poeira. Toda hora tinha que estar limpando o comércio. Depois que as obras estiverem concluídas, vai ficar muito melhor ainda”, aposta a moradora.

Ao todo, 20 ruas já passaram pelo processo de drenagem e esgotamento sanitário e estão na fase de tratamento de base, no momento. A próxima etapa, prevista para ser iniciada na próxima semana, a depender das condições climáticas, será a imprimação – aplicação de camada de material asfáltico sobre a superfície de base já concluída. Na sequência, será executado o serviço de pavimentação.

Até o momento, foram concluídos 95% das obras de calçadas cidadãs, cujo projeto contempla 17.000 metros quadrados de área construída. “Agora anda na rua quem quer, pois temos calçada para transitar com mais tranquilidade. Com estas calçadas, o acesso às casas está 100% melhor”, comemora Enevaldo de Araújo Medeiros, morador da Rua Antônio dos Reis Paiva.

Obras de infraestrutura

No início deste ano, o prefeito Guerino Zanon anunciou o pacote de obras de infraestrutura para o bairro. Ao todo foram investidos quase R$ 9 milhões, com recursos próprios, na construção de 17.000 metros quadrados de calçadas cidadãs – que irão humanizar a circulação de pedestres e cadeirantes –, serviços de drenagem, esgotamento sanitário, terraplenagem e pavimentação, além da execução de sinalização e iluminação pública em 20 ruas do Planalto.

As intervenções no bairro são uma reivindicação antiga dos moradores. De acordo com o prefeito Guerino Zanon, as obras vão mudar a realidade do bairro e são um compromisso da atual gestão com a população linharense.

“A satisfação da nossa população é o que nos motiva a trabalhar ainda mais por Linhares. Neste momento, estamos com várias frentes de trabalho, e já autorizamos dez ordens de serviço esta semana. São obras que garantirão o desenvolvimento socioeconômico de várias regiões que tinham demandas reprimidas por pavimentação, por exemplo. E no bairro Planalto, especificamente, a vida dos cidadãos será impactada diretamente, pois no saneamento básico está englobada a saúde pública, melhor qualidade de vida, progresso e esperança de um futuro melhor para os moradores”, ressalta o prefeito Guerino Zanon.