Prefeitura realiza pré – cadastro para castração de animais na próxima semana

A Prefeitura de Linhares divulgou as novas datas de pré – cadastro para castração gratuita de animais em Linhares.  O processo será realizado nos dias 01 e 02 de outubro, das 8h às 11h30 e de 12h às 16 horas, na Unidade de Vigilância em Zoonoses, da secretaria Municipal de Saúde, no bairro Três Barras. Para o novo cadastro foram abertas novas 20 vagas para cães, 10 machos e 10 fêmeas, e 10 vagas para gatos, 5 machos e 5 fêmeas.

Inicialmente o procedimento de castração foi disponibilizado para cães e gatos em situação de rua ou abrigados por integrantes de associações protetoras. “Já estamos realizando as castrações do primeiro cadastro e cada mês, novas vagas serão liberadas atendendo ainda outros públicos. Com o programa é possível promover o controle populacional e o combate ao abandono e aos maus-tratos dos animais no município, contribuindo com a saúde pública”, frisou a veterinária do CCZ, Marcelle de Almeida.   

O pedido de castração para animais errantes (em situação de rua) pode ser feito desde que tenha um responsável para cuidar do animal até sua total recuperação cirúrgica. Já no caso de animais abrigados por integrantes de associações protetoras, estes deverão, obrigatoriamente, comprovar vínculo por meio de documentos.

Pré – cadastro

Para realizar o pré – cadastro a pessoa responsável pelo animal deve comparecer na Unidade de Vigilância em Zoonoses, munidos do formulário de castração preenchido e documentos necessários, que podem ser acessados pelo link https://linhares.es.gov.br/projeto-de-controle-de-natalidade-do-municipio-de-linhares-es/.