Trânsito de Linhares mobiliza sociedade para a Semana Nacional de Trânsito

Segue até o dia 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito sob o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, que acompanha as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito. A iniciativa, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visa conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente mais seguro.

E neste sentido, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e do Departamento Municipal de Trânsito, promove ações a fim de suscitar a reflexão da sociedade para a mudança de postura na preservação da vida e no respeito às regras de trânsito, como blitze em pontos estratégicos da cidade e palestras em empresas.

Segundo o diretor do Departamento de Operações e Fiscalização de Trânsito, Douglas Simplício, o comportamento do motorista no trânsito de Linhares ainda é preocupante. No primeiro semestre deste ano foram registrados 2.116 autos de infração de trânsito – um aumento aproximado de 29% em relação ao mesmo período de 2018. O uso de celular ao volante lidera o ranking das principais infrações registradas pelos agentes.

“Apesar de ser um reflexo do trabalho de fiscalização das nossas equipes, os resultados mostram o aumento da imprudência dos motoristas no trânsito. Por isso, o nosso propósito é envolver diretamente a sociedade nas ações integradas e propor uma reflexão sobre a conduta que cada um pode e deve tomar para construir um trânsito mais seguro”, destaca Simplício.

Balanço

O Departamento Municipal de Trânsito divulgou que o uso de celular ao volante lidera o ranking de multas em Linhares. De janeiro a junho deste ano foram registrados 698 autos de infração a motoristas flagrados dirigindo falando ao celular. No mesmo período de 2018 foram registradas 674 infrações. O valor da multa para quem comete a irregularidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

O comparativo revela ainda que o aumento no total de multas foi motivado por infrações como: estacionamento irregular (669 multas), dirigir sem o uso do cinto de segurança (408 multas), avançar o sinal vermelho (73 multas) e deixar de dar preferência ao pedestre (68 multas).

Cidadão pode denunciar via 0800

Os cidadãos podem fazer denúncias, reclamações, sugestões ou pedidos de informações ao Departamento Municipal de Trânsito de forma gratuita, por meio do número 0800 283 1370, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 horas a 0 hora, inclusive aos sábados e domingos, das 8 às 18 horas.

O canal de atendimento aciona os agentes de trânsito da Prefeitura de Linhares para apurar as denúncias da população. Ressalta-se que para fazer denúncias sobre as possíveis infrações são importantes mencionar informações como horário, data e local da ocorrência e placa do veículo.