Procon de Linhares recebe doação de novos computadores para agilizar atendimentos

O órgão municipal responsável pela Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Linhares recebeu, nessa quarta-feira (18), a doação de seis computadores novos entregues pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES).

As doações, de acordo com o coordenador do Procon de Linhares, Geraldo Benedito Roza, contribuirão para agilizar o andamento no registro de processos. “Possuímos um alto índice de atendimento. São 22 servidores que atendem aproximadamente 6 mil consumidores anualmente. Os equipamentos novos e modernos vão contribuir para a melhoria do nosso trabalho”, disse.

Os equipamentos de informática foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC). A cessão dos computadores faz parte do Programa de Municipalização de Defesa do Consumidor e contempla os municípios que assinaram um Termo de Cooperação com o Procon-ES e com o Ministério Público Estadual (MPES).

A diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, informou que o Instituto tem reestruturado os órgãos municipais por meio da doação de equipamentos e de treinamento de servidores para melhorar o atendimento ao cidadão capixaba. “O fortalecimento dos membros do Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor é meta dessa gestão”, informou.

O repasse dos equipamentos foi realizado pela diretora jurídica do Procon-ES, Andréa Munhós Ferreira Barroso, na sede do Instituto, em Vitória. Na ocasião, também foi realizada a entrega de cartilhas para a realização de ação educativa no município.

Atendimentos

O Procon de Linhares, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que este ano completou 25 anos de fundação, já realizou preliminarmente, de 2 de janeiro a 6 de setembro de 2019, 3.393 atendimentos aos consumidores, dos quais 1.739 eram referentes a assuntos financeiros. Do total de 3.393 atendimentos, 62 eram reclamações diversas.

Atualmente tramitam 16 reclamações no órgão – o restante dos atendimentos foi solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados.

A sede do órgão está localizada na Avenida Augusto Calmon, 908, Centro – no prédio da antiga Câmara Municipal. Os telefones de contato são os (27) 3372 2129 e 3372 3744, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com encerramento de distribuição de senha às 15 horas.