“Dona das Artes” leva autoestima para mulheres atendidas na unidade de saúde do São José

“É a alegria da minha semana. Aqui me sinto querida e sei que faço parte de um grupo que transmite amor. É um momento que dedico a mim mesmo e é tão maravilhoso estar com elas que não me imagino mais sem participar destes encontros”. É assim que Marcileia dos Anjos se sente desde que começou a participar do projeto “Dona das Artes” que ensina artesanato para mulheres atendidas na Unidade de Saúde (US) do Bairro São José.

O projeto partiu da iniciativa da agente de saúde da US, Maria da Penha Rizzi. “Visitando as residências, percebia que muitas mulheres ficavam em casa sem uma atividade e muitas vezes desmotivadas, foi quando pensei que poderia fazer algo pra ajudar. Criamos a oficina de artesanato e hoje vemos como estes encontros têm o poder de transformar. Aqui elas aprendem o artesanato, são informadas sobre diversos temas da saúde. É muito gratificante ver a alegria que o projeto promove na vida delas. A partir do artesanato, estamos realizando mudanças na qualidade de vida dessas mulheres. Isso não tem preço”, frisou.

Outra mulher atendida pelo projeto, Maria da Penha Batista, falou dos benefícios de participar dos encontros. “Já trabalho com artesanato e com a oficina eu aprendo ainda mais, incrementando a minha renda. Mas este projeto vai muito além. Na verdade eu acho que o mais importante deste grupo é a alegria. É um dia nosso para criar, que dedicamos pra gente mesmo e ajudar uma as outras, é uma terapia maravilhosa. Pode ter certeza que este momento é capaz de salvar vidas”.

O coordenador da unidade, Anderson Toneto, disse que quem tiver interesse de participar do projeto pode procurar a unidade para receber as informações. “Nosso objetivo é levar aprendizado, socialização, orientações de saúde e no uso de medicações para controle de doenças crônicas e uso de psicotrópicos, além de bem- estar para elas”, reforçou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou da importância do projeto. “É uma iniciativa que aproxima as pessoas dos profissionais que cuidam da saúde do bairro e isso é fundamental na relação entre o serviço público e a população. Parabéns a todos os envolvidos e parabéns por este belo gesto de solidariedade que faz tão bem ao próximo. Que ações como esta sirvam de exemplo para outras iniciativas públicas que levam mais qualidade de vida para todos”, destacou.

O “Dona das Artes” é realizado todas as quartas-feiras, às 13h30, na Unidade de Saúde do Bairro São José, localizada Rua Felipe Paulino Vieira número 20. Todos os materiais da oficina são doados pela comunidade.