Dia da Árvore: Prefeitura de Linhares promove ações de arborização no Cemitério São José

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Naturais (SEMAM), realizará o plantio de árvores no entorno da Capela Mortuária do Cemitério São José, no bairro Interlagos. A ação acontece neste sábado, dia 21, às 8 horas. Na ocasião serão plantadas mudas de ipê-rosa e ipê-amarelo.

A ação simbólica à data ainda prevê o plantio das árvores no entorno da Praça 22 de Agosto, no Centro. A SEMAM ressalta que, durante todo o ano, são desenvolvidos projetos de arborização no município.

“A escolha pela Capela Mortuária foi porque há uma grande demanda dos moradores e dos usuários do espaço, visto que não há arborização no local, que é de intenso fluxo de pessoas. Com a aproximação do verão, além de deixar o ambiente mais harmonioso, esta ação também visa promover o sombreamento da área e amenizar as altas temperaturas”, destaca a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Aline Fernandes.

De acordo com o prefeito Guerino Zanon, além de celebrar o Dia da Árvore e a chegada da primavera, que começa na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, a iniciativa é de suma importância para o meio ambiente e para a conscientização dos cidadãos linharenses.

“O plantio de árvores é uma ação importantíssima, pois desperta nas pessoas a consciência para a preservação do meio ambiente, e ainda traz grandes benefícios à população, já que quando crescem, oferecem sombra, frutos e flores, deixando os espaços mais agradáveis e humanizados, o que contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, aponta o prefeito.

Plano de arborização

A Prefeitura de Linhares está desenvolvendo o Plano Municipal de Arborização Urbana e Paisagístico – documento que sintetiza e estabelece princípios, diretrizes e normas em ações de agentes públicos ou privados voltados à arborização urbana do município.

“O Plano é embasado no diagnóstico da cobertura arbórea urbana e vai fornecer subsídios a propostas e elaboração de estratégias de ações que influenciam significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade”, ressalta o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

A partir da implantação do Plano, as ações serão mais bem planejadas e estruturadas, garantindo a distribuição adequada da arborização e áreas verdes da cidade; aumento, conservação e manutenção dos espaços públicos de lazer, bem como o aumento do número e diversificação de espécies arbóreas nos bairros.