Assistência Farmacêutica de Linhares é destaque durante o 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde.

Os 147 itens da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) disponíveis à população na rede de Dispensação de Linhares (Farmácias Básicas, Farmácias Satélites e Farmácias das UBS) foram citados como exemplo durante o evento.

O modelo de atendimento e de gestão e os 147 itens da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) disponíveis a população nas Farmácias Básicas da Prefeitura Municipal de Linhares foram destaques durante o 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde, que acontece Vitória até esta quarta-feira (18), e que foi aberto oficialmente pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Linhares foi o único município capixaba citado durante a exposição do palestrante Ewerton Borges, Farmacêutico, GT de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do Conselho Federal de Farmácia, na palestra Assistência Farmacêutica, Medicamentos de Alto Custo e as Ordens Judiciais. O palestrante mencionou o exemplo de Linhares que se destaca como um dos poucos municípios do Brasil por ter a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) publicada e disponibilizada. O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, e a subsecretária da pasta, Sônia Dalmolin de Souza, são os representantes do município no Congresso.

 “Ter acesso a um remédio quando é necessário é um item fundamental na vida do cidadão. E nós temos que dar a máxima estrutura para a população, desde o atendimento até no acondicionamento dos medicamentos”, disse o prefeito de Linhares Guerino Zanon, que recebeu com alegria a notícia de que a Farmácia Básica Municipal tenha sido citada como referência no congresso.

Para atender melhor os moradores da cidade e garantir a qualidade dos remédios oferecidos, a farmácia básica mudou de endereço para um espaço mais amplo, onde, os medicamentos são acondicionados de forma correta, e a população tem um espaço mais confortável e acolhedor para o atendimento.

O trabalho de reorganização é feito de forma contínua pela Secretaria de Saúde, conforme explica o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. “Hoje temos todos os medicamentos acondicionados em local apropriado, com controle de temperatura e  umidade, todos identificados da forma correta. Além de toda equipe identificada e treinada, trabalhamos em guichês individuais e com atendimento preferencial”, disse.

“Nossos usuários são atendidos de forma acolhedora, dispomos de local refrigerado e cadeiras para aguardarem sentados o atendimento   proporcionando uma maior conforto. Nossa média de atendimentos em toda a rede é de 23 mil receitas por mês”, completa Tobias Jovita, diretor do departamento de assistência farmacêutica.

Ao todo o município conta com 23 unidades dispensadoras de medicamentos. Na Farmácia Básica Municipal (central) e nas Farmácias Satélites são distribuídos medicamentos básicos, como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, medicamentos para diabetes, hipertensão, incluindo os de controle especial “faixa preta”.

Congresso Brasileiro
Durante o 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde serão debatidos assuntos como legislação, gestão, financiamento e políticas públicas promovidas nos municípios, estados e União. A judicialização também será foco do Congresso, com temas ligados à realidade e perspectiva do Sistema Único de Saúde no Brasil, bem como os medicamentos de alto custo e os impactos da crise financeira na gestão das políticas públicas.

Básica Municipal (Central)
Segunda a sexta: 7h às 18h  
Sábado: das 7h ás 17 horas.
Av. Nicola Biancard, 650, loja 06, esquina com a Av. Vitória, no Centro de Linhares.