Alunos surdos de Linhares celebram Dia Mundial das Línguas de Sinais passeio em Vitória

Para celebrar o Dia Mundial das Línguas de Sinais (10/09), 23 alunos surdos das escolas da Prefeitura de Linhares conheceram pontos turísticos em Vitória e visitaram o Centro de Atendimento aos Surdos (CAS), onde participaram de diversas atividades. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, dia 11, e contou com a presença de professores e instrutores dos alunos da rede municipal.

Antes da visita ao CAS, as crianças foram ao ponto turístico Pedra da Cebola, – muitos nunca tinham ido -, e conheceram também o parque. No CAS, os alunos adolescentes participaram de palestras com professor Bilíngue e Intérprete, e os pequenos, de uma gincana que abordou questões de leitura, escrita e Matemática. Assistiram também a um curta-metragem criado por surdos de Vitória e participaram de rodas de conversa.

A pedagoga da Divisão de Educação Especial, Jaqueline Aparecida Alves Duque, disse que as crianças ficaram encantadas com o passeio. “Foi maravilhoso e muito emocionante, as crianças deram um show de participação. É gratificante também presenciar a alegria dos pais vendo que os filhos estão conhecendo outros lugares, outras pessoas, ganhando independência e autonomia”, pontuou.

O município conta hoje com 25 estudantes surdos atendidos por 20 profissionais entre professores e instrutores surdos, professores bilíngues e intérpretes de Libras. Além disso, 270 pessoas entre pais dos alunos, familiares e comunidade participam dos cursos gratuitos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertados pela prefeitura.