Moradores de Baixo Quartel ganharão extensão do CRAS nesta sexta-feira (30)

Os moradores de Baixo Quartel, interior de Linhares, ganharão nesta sexta-feira (30), uma extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A solenidade de entrega acontece a partir das 16 horas, durante as atividades do projeto “Café e Cultura”, na quadra poliesportiva da localidade.

A entrega visa aproximar e facilitar o acesso da população local aos serviços oferecidos no CRAS Rio Quartel por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A nova unidade começa a operar na próxima segunda-feira (02/09), na avenida principal, próximo à loja de material de construção. Atualmente, são assistidas 1.100 famílias no CRAS Rio Quartel.

“O novo espaço vai nos permitir proporcionar e realizar, basicamente, o mesmo atendimento oferecido no CRAS Rio Quartel, porém, evitando o deslocamento dessas famílias até lá. Por isso ficamos felizes em poder ampliar os serviços e garantir às famílias o acesso aos direitos básicos de um cidadão”, afirma o secretário Municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

Inicialmente, os atendimentos serão prestados em três turnos por semana – as terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 7 às 17 horas. No local serão oferecidos serviços psicossociais, abrangendo Cadastro Único, Bolsa Família, oficinas de Artesanato e Convivência, atendimento a idosos, crianças e adolescentes, por meio de psicólogos e assistentes sociais; bem como os serviços do programa de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF), Benefício de Prestação Continuada e Tarifa Social.

Conforme a coordenadora da Unidade, Jaira Helena Rossone Recla, o horário de atendimento poderá ser ampliado, de acordo com a demanda. Além disso, oficinas e encontros poderão ocorrer em outros dias da semana, e não somente nos que foram inicialmente estipulados. Os funcionários serão os mesmos do CRAS Rio Quartel.

O público-alvo dos CRAS do município de Linhares é formado por famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social. É um público composto por beneficiários do programa Bolsa Família; em situação de extrema pobreza, pobreza ou privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos); e com vínculos afetivos frágeis.

Sobre o CRAS Rio Quartel

Atualmente, a equipe do CRAS Rio Quartel é composta por 13 profissionais, de diversas áreas, empenhados em promover a inclusão social dos cidadãos assistidos e garantir qualidade de vida a elas. Além dos idosos, o Centro de Referência atende crianças e adolescentes em situação de risco social. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Além de Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a vários programas sociais do Governo Federal, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Quartel ainda oferece Programa de Atenção Integrada da Família, Serviço de Convivência, Auxílio Funeral, Oficinas Motivacionais, entre outros.