Baixo Quartel sediará projeto Café e Cultura nesta sexta-feira (30)

A comunidade de Baixo Quartel e região vai receber nesta sexta-feira (30) o projeto Café e Cultura na quadra de esportes da localidade. A programação que tem início às 15 horas envolve uma série de açõesculturais, de saúde, assistência social e palestras de incentivo para uma produção de café Conilon com mais qualidade e descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas. O projeto faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.

Os moradores vão encontrar estacionado na área em frente à quadra de esportes o ônibus do Naps, realizando testes de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, testes de Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia o peso ideal da pessoa, além de orientação nutricional. Paralelo a isso, haverá espaço de lazer para crianças, oficinas de artesanato, Aula Show “Culinária com Café”, além de cadastramento e atualização do Bolsa Família, CadÚnico, atendimento com pedagogos, psicólogos e assistente social.

Duas palestras serão ministradas, sendo a primeira às 17h, com o tema “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas” que será abordado pela chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares, Aline Fernandes de Jesus; e às 17h30, o engenheiro agrônomo e diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon,  vai falar sobre a “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”.  A comunidade também terá um espaço para expor e comercializar seus produtos na “Feira de produtos regionais”.

“A produção de café é a atividade predominante na agricultura familiar em Linhares. Esse projeto vem justamente para avançarmos no quesito produção com qualidade, visando agregar valor e promover a integração cultural com a parte gastronômica e musical, valorizando as famílias e todos os aspectos que envolvem a cafeicultura. Além disso, é uma oportunidade das comunidades utilizarem os diversos serviços ofertados pela prefeitura”, disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

O Projeto Café e Cultura conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Assistência Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper.

Programação completa:

– 15h às 18h30 – Atendimento do Naps / Espaço de lazer para crianças e oficinas de artesanato / Feira de produtos regionais.

– 16h30 – Aula Show – Culinária com café;

– 17h00 – Palestra “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”;

– 17h30 – Palestra “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”;

– 18h00 – Atração cultural.

Confira os próximos encontros:

– 13/09 – Farias/Guaxe – Quadra de Esportes;

– 20/09 – São Rafael – Associação ao lado do campo.