Agentes da Defesa Civil são capacitados contra desastres naturais

A Prefeitura de Linhares, por meio da Defesa Civil Municipal, e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) – órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) –, realizou nessa segunda-feira (26), no Centro Cultural Nice Avanza, um curso de formação no Sistema de Comando em Operações (SCO) para desastres e ocorrências de emergência.

Cerca de 20 agentes da Defesa Civil Municipal, que integra o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC), passaram pela capacitação, que visa formar as equipes por meio de técnicas e procedimentos adequados a fim de executarem atendimentos eficazes à população – para o socorro e assistência às vítimas em situação de desastre – e vistorias, indicando a necessidade de interdições e deslocamentos em prioridade.

O coordenador Municipal de Proteção da Defesa Civil, Antônio Carlos dos Santos, afirma que o principal objetivo do curso é aprimorar o trabalho de monitoramento e alerta. “O curso de capacitação é voltado à gestão de riscos de desastres, com uma programação que incluiu apresentações técnico-científicas sobre vulnerabilidades e previsão de risco, além de simulados de cenários de risco para emissão de alertas. Isso facilita na tomada de decisões sobre quais ações devem ser aplicadas ou não”, aponta.

Os participantes do curso de capacitação tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades e as competências para a identificação e caracterização dos diferentes cenários de risco social (ameaças e vulnerabilidades); compreensão dos processos relacionados à produção dos riscos e desastres; identificação das medidas existentes de enfrentamento a riscos, além de planejamento e execução de ações preventivas e atividades de pronta resposta de Defesa Civil.

“É de extrema importância que estejamos preparados para situações em que demande emergência em desastres naturais, com equipes disciplinadas para os atendimentos pós-desastre. Por isso, constantemente, fazemos cursos e treinamentos visando sempre aperfeiçoar nossa atuação”, finaliza Santos.