Emoção e resgate histórico marcam o desfile cívico-escolar pelos 219 anos de Linhares

Com um desfile que resgatou a história do povo, belezas naturais e culturais, tradições e memórias, Linhares comemorou, nessa quinta-feira (22), seus 219 anos de fundação. Vinte e sete alas, com mais de 2 mil pessoas, passaram pela Avenida Governador Lindenberg, no Centro, levando emoção e alegria a milhares de pessoas que prestigiaram o desfile cívico-escolar, que este ano foi realizado sob o tema “Cidade Moderna, Cidade Humana”.

Unidades de ensino das redes municipal, estadual e particular, além de bandas marciais e dos órgãos de segurança do município e do Espírito Santo fizeram bonito na avenida ao retratarem os projetos desenvolvidos pelo Município e que fazem parte da rotina da população linharense.

“Eu acompanho o desfile há muitos anos, e venho sempre porque acho muito bonito, gosto de ver as crianças desfilando, principalmente as crianças especiais da Pestalozzi. Acho tudo muito bonito. Mas a parte que eu gosto mais de ver são as bandas, pois é muito emocionante”, disse Célia Maria Zucatelli Keppi, 63 anos, moradora do bairro Aviso.

Neste ano, cerca de 80 pessoas atendidas pela Sociedade Pestalozzi de Linhares participaram do desfile, apresentando as manifestações culturais como a capoeira, o congo e Folia de Reis. “Como em todos os anos, eles ficam ansiosos e cheios de expectativa de vir para a avenida e desfilar. Como o tema, este ano, foram as manifestações culturais, e lá na Pestalozzi a gente já tem a capoeira, eles estão muito empolgados e muito felizes com esse tema”, contou a diretora dos Centros de Atendimento Educacional Especializado e Socioeducativo da Pestalozzi, Maria Thereza Costa Guimarães e Souza.

A abertura do desfile foi cívica, com apresentações do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e do Corpo de Bombeiros, que simularam um resgate de vítimas de incêndio. Este ano, o desfile contou também com a presença da Banda do Exército Brasileiro do 38º Batalhão de Infantaria “Batalhão Tibúrcio”.

Projetos na área da Educação; produtos da agricultura do município; encantos de Linhares, como as praias, lagoas, turismo; escola e comunidade em prol da cidadania, projetos sociais sobre sustentabilidade, meio ambiente, educação especial na rede municipal, projetos desenvolvidos pela prefeitura, estiveram entre os assuntos que foram apresentados no desfile.

 “Essa é a terceira vez que eu desfilo, e é uma sensação muito legal e emocionante, pois você tem experiência, conhece novas pessoas. É muito incrível”, disse entusiasmada Isabela Alves, 14 anos, aluna da EMEF “Marília de Resende Scarton Coutinho”.

Para a família do aluno Benjamin, 9 anos, da escola “Dinorah Almeida Rodrigues”, a experiência de ver o filho na avenida é única. “Viemos acompanhar o nosso filho Benjamin. Nós viemos da Serra há dois anos, e essa é a primeira vez que participarmos do desfile. A expectativa é muito grande, pois é a primeira vez do meu menino, e ele está muito emocionado”, disse Aline Uceli, moradora do bairro Planalto, que estava acompanhada da filha Isadora, 2 anos, e do esposo Alan Gomes.

“Lá no nosso município não tem mais esse tipo de evento, que desperta a civilidade nas pessoas. Eu já desfilei, a minha esposa Aline já desfilou, mas em Serra já não existe mais esse tipo de iniciativa. E quando o meu filho veio participar deste desfile, foi a oportunidade que tivemos para relembrar a nossa infância também”, completou Alan Gomes.

O prefeito Guerino Zanon destacou que o desfile, além de celebrar os 219 anos de Linhares, foi uma forma de relembrar pessoas, histórias de luta e também de muitas conquistas. “Esse momento nos traz à memória lembranças de pessoas que deixaram sua marca na história de Linhares, e dos cidadãos que continuam escrevendo o futuro da nossa cidade. Então é sempre muito prazeroso estarmos aqui na avenida, recebendo tantas pessoas, as nossas crianças, as instituições para comemorarmos mais um aniversário de Linhares”, destacou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, agradeceu ao público que foi prestigiar o desfile. “O público presente superou nossas expectativas e isso é um estímulo muito grande para todos os envolvidos no desfile e nos motiva a fazermos ainda melhor no próximo ano. Estamos muito felizes com todos os participantes do desfile que deram um show na avenida”, ressaltou.

Confira quem esteve na avenida:

– Seccional Regional Linhares do Instituto e Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlighes)

– Banda do Exército Brasileiro do 38º Batalhão de Infantaria “Batalhão Tubúrcio”

– Tiro de Guerra

– Polícia Militar

– Corpo de Bombeiros

– Guarda Municipal/Preci

– Agente Municipal de Trânsito/Projeto Detranzinho

– Cooperativa Ed. Linhares – Banda “Pabline Grobério Nali”

– EMEF “Dinorah Almeida Rodrigues”

– CEIM “Olga Bortot Molina”

– Associação Pestalozzi de Linhares

– EMEF “Luiz de Camões”

– EEEFM “Vila Regência”

– Banda Marcial “Olímpio Bezerra”

– Educação Especial

– Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral “Bartouvino Costa”

– EMEF “Marília de Resende Scarton Coutinho”

– Banda de Fanfarra da EMEIEF “João Júlio Cardoso”

– EMEF “Auto Guimarães e Souza”

– Agricultura

– Faceli

– Desbravadores

– Banda Fanfarra da EMEIEF “Presidente Kennedy”

– CRAS

– Projeto Meninos da Terra

– Demolay, Ordem dos Escudeiros e Arco-íris

– Motociclistas

– Ciclistas