Mutirão contra a dengue recolhe mais de 2 toneladas de lixo no Interlagos

Para chamar a atenção ao combate adequado do mosquito Aedes aegyti, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya, a secretaria Municipal de Saúde tem intensificado suas ações no combate à dengue em Linhares. Nesse sábado (17) quase 2 mil toneladas de lixo foram recolhidas durante um mutirão contra a dengue realizado no bairro Interlagos.  Só neste ano o bairro já contabiliza 888 casos positivos de dengue. Linhares registra hoje 2.744 casos da doença.  

A mobilização contou com a presença do prefeito de Linhares Guerino Zanon, do secretário de Saúde, Saulo Meireles, subsecretária de Saúde, Sônia Dalmolin, e também de 200 agentes comunitários de endemias e de saúde do município, professores e estudantes de escolas do bairro e comunidade. Durante a ação, os agentes fizeram visitas a mais de 980 residências orientando os proprietários e encontraram 17 focos do mosquito, que foram eliminados.

“A visita dos agentes de combate às endemias aos imóveis é uma ação que já realizamos rotineiramente e contando assim a ajuda de tantas pessoas no mutirão conseguimos reforçar ainda mais o combate ao mosquito. É nas visitas que identificamos os riscos de infestação e assim orientamos sobre os cuidados diários que os cidadãos devem ter em suas casas”, explica o diretor da Vigilância em Saúde de Linhares, Sérgio Lubiana. 

O prefeito Guerino Zanon, reforçou a importância dos mutirões de combate ao mosquito. “Assim unimos forças contra a dengue e levamos aos moradores do município a mensagem de que a dengue nós combatemos juntos. Estamos intensificando os trabalhos com nossos agentes de endemias e contamos com a ajuda de todos nesta luta. A dengue não é maior do que nós”, reforçou.