Servidores do Serviço de Inspeção participam de capacitação sobre produtos de origem animal na agroindústria

Profissionais do Serviço de Inspeção de Linhares (S.I.M.) participaram da 3ª capacitação “S.I.M. – SUSAF/ES”. O evento foi realizado para orientar o trabalho de inspeção sanitária de produtos de origem animal com foco nas agroindústrias de pequeno porte. A capacitação aconteceu no Sebrae, em Vitória, entre os dias 5 e 8 de agosto e reuniu servidores que atuam nos Sims de todo o Espírito Santo.

A capacitação abordou temas relacionados às Noções de Produção e Inspeção em Agroindústrias de Mel e Derivados; Análises Laboratoriais Não-Conformes em Produtos de Origem Animal; Potabilidade da Água na Indústria de Alimentos; Higienização na Agroindústria de Produtos de Origem Animal; Programas de Autocontrole, Microrganismos Deterioradores, Patogênicos e Benéficos dos Alimentos; dentre outros. Também foi abordado sobre o decreto do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), alterado em 2018.

A capacitação reuniu aproximadamente 70 profissionais entre médicos-veterinários e integrantes do Sim de 35 cidades. “Foi um encontro muito importante para aperfeiçoarmos nossas habilidades e melhorar o desempenho nos serviços prestados aos estabelecimentos de origem animal registrados no S.I.M e aos consumidores de seus produtos, por meio da garantia da qualidade higiênico-sanitária dos mesmos e padronização dos procedimentos adotados para a realização das fiscalizações, e orientação ao produtor junto ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) e ao Susaf, que o município está prestes a aderir”, destacou a médica veterinária, da Secretaria Municipal de Agricultura, Marcela Durão.

“Os temas abordados foram muito aplicáveis à nossa rotina de trabalho. Além disso, tivemos a oportunidade de interação com os outros municípios do estado para troca de experiências, e também conhecer as propostas de outras instituições parceiras na promoção da agroindústria de pequeno porte  como Incaper, Sebrae, Senar e Faes”, pontuou Marcela.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) – Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp).

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os SIMs e o Serviço de Inspeção de Agroindústria de Pequeno Porte (SIAPP), para harmonizar os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtos, inicialmente restrita ao município, poderá se estender em todo o Espírito Santo, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES e os estabelecimentos estejam inclusos no sistema.

O município de Linhares está em processo de auditoria de equivalência, com expectativas positivas para que possa aderir ao sistema dentre poucos dias. Esse será um grande avanço para o município e Serviço de Inspeção Municipal, que passa a ter uma padronização dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal junto ao estado, estímulo do desenvolvimento sócio econômico devido à implantação de novas agroindústrias no município, ampliação dos canais de comercialização para as agroindústrias e ganho na saúde pública com oferta de alimentos saudáveis e seguros aos consumidores.