Emef Caboclo Bernardo desenvolverá projeto para captar água da chuva e reaproveitar na escola

A Emef Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, teve o “Projeto Captando Gotas de Consciência” aprovado no Programa “Mais Leão – Comunidade em Ação”, da Leão Alimentos e Bebidas. O projeto consiste na montagem de um sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento em serviços básicos de limpeza da escola, além da irrigação do jardim e da horta orgânica que será desenvolvida para consumo próprio. O projeto, um dos dois selecionados entre os oito inscritos no programa, começa já a partir deste mês de agosto.


A escola já conta com um pluviômetro para recolher e medir em milímetros a quantidade de água das chuvas

A professora de Ciências, Cleice Fornaciari Shaeffer Ribeiro, idealizadora do projeto, explicou como tudo vai funcionar. “Colocaremos calhas para captar a água da chuva das duas quadras cobertas da escola. Uma caixa reservatória suspensa com capacidade de armazenar 5 mil litros em cada quadra será suspensa por uma estrutura metálica, para que tenha caída e utilização da água por queda livre. A água, utilizaremos para irrigar o jardim e a horta orgânica por gotejamento que vamos montar na escola e na limpeza das próprias quadras, das salas, corredores, calçadas, banheiros, e vai gerar economia na conta de água. É uma alternativa sustentável tanto ecológica como financeira frente aos problemas recentes e futuros da escassez de água”, pontuou.

Na sala de aula são inúmeras as atividades já programadas. Na disciplina de Ciências, haverá aula expositiva e explicativa sobre a importância da água, problemas vividos pela escola e comunidade relacionados ao desperdício e busca de soluções; de Geografia, apresentação de gráficos sobre distribuição de água no mundo, no Brasil e no município; de Matemática, demonstrativo das médias de consumo de água por aluno da escola; além da revitalização da horta e da jardinagem, por meio das aulas semanais na disciplina de Ciências com o trabalho voluntário dos pais e funcionários, dentre outros.

A diretora da escola, Rosiane de Almeida Lehrback frisou que a captação de água da chuva traz consigo uma série de benefícios que vão desde a economia na conta de água, até a promoção de um ambiente mais sustentável. “Estamos muito empolgados e na fase de por a mão na massa para que tudo saia como planejado. O projeto vai permitir uma economia de água, a retomada da horta que atenderá a escola e intensificar nos alunos e toda equipe escolar os cuidados para que as futuras gerações tenham como usufruir da água”, ressaltou.

A secretária Municipal de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, parabenizou a escola pela iniciativa. “Projetos como estes provocam mudanças e sensibilizam escola e comunidade quanto às questões ambientais e a necessidade de mudanças de hábitos na preservação, neste caso, da água, um bem natural tão escasso”, afirmou.

Sobre o programa Mais Leão – Comunidade em Ação

O principal objetivo do programa é apoiar no desenvolvimento e empoderamento das comunidades locais de suas operações, por meio do fomento à identificação das demandas sociais da região e o desenvolvimento de projetos para endereçar uma solução aos desafios identificados.