Secretaria de Obras realiza manutenção e reparos nas redes de esgoto e drenagem

Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Linhares trabalham diariamente, em diversos locais da cidade, para executar serviços de construção, manutenção, limpeza e reparos nas redes de esgoto de drenagem pluvial.

De acordo com o secretário da pasta, João Cleber Bianchi, os trabalhos são fundamentais para potencializar a capacidade de escoamento das águas pluviais pela rede de drenagem. “Estes serviços reduzem os pontos de alagamento e erosão, que podem causar grandes transtornos aos moradores, bem como os serviços na rede de esgoto”, destaca o secretário.

Conforme o secretário, a limpeza das redes de drenagem, nas galerias pluviais, resulta na remoção de toneladas de resíduos que foram descartados irregularmente, por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.

“Tais resíduos, que ficam presos pelas grades dos bueiros, acabam formando uma espécie de ‘rolha’ dentro das tubulações de águas pluviais, gerando risco de entupimento e alagamento para aquele local. Por isso, o trabalho da secretaria segue uma programação semanal”, diz Bianchi.

Os serviços preventivos e corretivos de desobstrução mecânica e manual nas redes de drenagem do município, além da limpeza dos bueiros, acontecem nesta segunda-feira (5), nos bairros Aviso, Planalto e Três Barras. A programação pode sofrer alterações devido às condições climáticas.

A população também pode solicitar os reparos na rede de drenagem, e demais serviços de limpeza e manutenção, junto à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através do telefone (27) 3372 2117. O serviço é incluído na programação operacional da secretaria.