Obras no bairro Planalto avançam com a construção de calçadas cidadãs

As obras no bairro Planalto avançam com o início da construção das calçadas cidadãs. Antes, o que era repleto de buracos e com poucos acessos para cadeirantes, agora está sendo revitalizado com rampas niveladas à rua, piso podotátil para pessoas com deficiência visual e sem ressaltos. São 17.000 metros quadrados de calçada, que irão humanizar a circulação de pedestres, principalmente a de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, crianças e gestantes.

A construção das calçadas cidadãs integra o pacote de obras que a Prefeitura de Linhares realiza no bairro Planalto com investimentos de quase R$ 9 milhões, com recursos próprios, em serviços de drenagem, esgotamento sanitário, terraplenagem e pavimentação, além da execução de calçada, sinalização e iluminação publicação.

Moradora do bairro há sete anos, Sandra Barbosa, já percebe as mudanças advindas com as obras. “A prefeitura está fazendo um trabalho muito bom de melhoria, pois nós não tínhamos essas calçadas e já melhorou bastante. Antes, em tempo de chuva, nós estávamos aqui sofrendo. Eu acredito que esse projeto está próximo de ser concluído com o asfalto, conforme o combinado”, diz Sandra que, junto à mãe Maria da Conceição Alves, é proprietária de uma mercearia no bairro.

“Essa calçada tem facilitado o acesso para dentro do nosso comércio. Tudo está melhorando, graças a Deus, pois estávamos aqui na poeira, em meio a buracos e, agora, estas obras estão sendo realizadas. O prefeito Guerino prometeu e ele está cumprindo”, destaca a comerciante Maria da Conceição Alves Santana.

Para os moradores mais antigos do bairro, as obras de infraestrutura representam o progresso para a região, conforme afirma o porteiro Cícero Francisco Alves, que vive no bairro há 30 anos. “Muita gente não o agradece [ao prefeito Guerino Zanon], mas eu agradeço, pois o trabalho está sendo honesto. Eu estou no bairro há 30 anos e eu vim para cá quando isso tudo era mato e, agora, estou vendo o bairro crescer. O prefeito está de parabéns”, comemora.

Para o ativista dos direitos dos deficientes físicos de Linhares, José Geraldo Giovani, a iniciativa é de suma importância para a mobilidade do cidadão, visto que “favorece o direito de ir e vir com segurança para todos, principalmente para os deficientes”.

“São as principais vias de ligação entre as residências aos principais locais de bens e serviços. Elas [as calçadas] facilitam o deslocamento das pessoas com segurança e favorecem o de pessoas com deficiência, principalmente as que utilizam cadeiras de rodas; bem como o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida e as mães com carrinhos de bebê. As calçadas cidadãs, além das vias com infraestrutura padronizadas, permitem que as pessoas com deficiência possam sair de casa e se integrar na sociedade”, frisa.

É importante ressaltar que as calçadas localizadas no entorno de imóveis particulares (comerciais e residenciais) são de responsabilidade do proprietário, enquanto a Administração Municipal é responsável apenas por executar e manter em bom estado as calçadas públicas.

No entanto, a municipalidade poderá isentar o proprietário dos custos da calçada quando se tratar de uma obra pública de intervenção ao longo de uma via com intuito de humanizá-la, a exemplo das obras que estão sendo executadas no bairro Planalto.

Obras de infraestrutura

Em janeiro deste ano, o prefeito Guerino Zanon anunciou o pacote de obras de infraestrutura para o bairro Planalto. Ao todo foram investidos quase R$ 9 milhões na construção de calçadas cidadãs, serviços de drenagem, esgotamento sanitário, terraplenagem e pavimentação, além da execução de sinalização e iluminação publicação em 20 ruas do bairro.

As intervenções no bairro são uma reivindicação antiga dos moradores. Conforme o prefeito Guerino Zanon, as obras vão mudar a realidade do bairro e são um compromisso da atual gestão com a população linharense.

“Essas obras são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do bairro Planalto e, sendo assim, para toda a região, impactando diretamente na vida de cada cidadão que ali reside, pois ao saneamento básico estão englobados saúde pública, melhor qualidade de vida, desenvolvimento, progresso e esperança de um futuro melhor para os moradores”, ressalta o prefeito.