Balneabilidade: Linhares conta com um ponto inapropriado para banho
No último monitoramento de balneabilidade realizado no dia 29 de julho pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento de Recursos Naturais, aponta que o município conta com um ponto inapropriado para banho.
De acordo com a classificação, divulgada nesta segunda-feira (5), dos 11 pontos de análise, o próximo ao Porto de Regência está impróprio para banho, conforme os parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000. Por isso, a recomendação da pasta é que os moradores e turistas não se banhem no Rio Doce, próximo ao local.
Agora, o balneário conta com as praias do Projeto Tamar e a da rua principal aptas para banho. Segundo a pesquisa, o município conta com dez pontos adequados para banho, dentre eles as lagoas Três Pontas, Nova e Fantin. No balneário de Pontal do Ipiranga os pontos próprios estão na primeira, segunda e terceira avenidas, além do riozinho. Enquanto em Povoação, o ponto da rua principal está apto para banho.
Balneabilidade
A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. Todos os pontos são analisados e monitorados por meio da coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes, cujos resultados apontarão se os locais estão “Próprios” ou “Impróprios” para banho.
A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. As placas serão atualizadas conforme recomenda a Resolução 274/2000 do Conama.