Alunos de escolas da prefeitura participam de simulado para avaliar educação em Linhares

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Linhares iniciou nesta terça-feira (30) a aplicação do “Simulado Municipal 2019” para mais de 3,1 mil alunos dos 5º e 9º anos das escolas da rede. A ação visa identificar as habilidades ainda não desenvolvidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e buscar avanços rumo à excelência em educação no município. O simulado segue até amanhã (31) e os resultados serão divulgados no dia 19 de agosto.

São 15 questões para a disciplina Língua Portuguesa e outras 26 de Matemática para os alunos dos 5º anos e 17 questões de Língua Portuguesa e 27 de Matemática para os estudantes dos 9º anos. As avaliações foram aplicadas por professores de turmas diferentes para não haver envolvimento do vínculo professor e aluno. A professora Andressa Brandão disse estar na expectativa pelos resultados. “O simulado foi elaborado com tudo que ensinamos em sala de aula e preparamos os alunos e pais no momento anterior. Se a leitura e as orientações foram seguidas, os alunos vão se sair na bem na prova”, falou.

“É uma avaliação para sabermos enquanto escola se conseguimos alcançar os objetivos com nossos alunos, como a aprendizagem e a autonomia, porque a prova é aplicada sem interferência do professor que trabalha com o aluno no dia a dia. Com os resultados que obtivermos vamos focar no que é necessário ser trabalhado até o fim do ano para avançarmos ainda mais”, ressaltou a diretora da EMEF Maria Souza Matias, no bairro Movelar, Sisley Aparecida Pereira.

A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Prefeitura, Lazarela Guasti de Moura Renon explicou que as questões foram elaboradas pela Secretaria de Educação, com banco de questões de outras avaliações externas, dentro das habilidades que são trabalhadas em cada ano. Contaram também com o apoio de professores da rede municipal, estadual e rede privada de Linhares para verificação de cada questão do simulado.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, percorrendo as escolas durante a aplicação do simulado. “Esse simulado é um marco na Educação do município e tivemos uma adesão e engajamento muito bom dos professores, diretores e pedagogos das escolas. Esperamos excelentes resultados e que nos permitirá também atuar com maior foco nas habilidades (descritores) que podem não ter sido consolidados nos 5º e 9º anos, intensificando ações com mais assertividade, com uma nova metodologia para superar as lacunas se identificadas neste simulado”, disse a secretária.

A organização do Simulado envolve seleção das questões, análise de correspondência aos descritores de cada item, digitação, revisão, impressão e separação por escolas e turmas foi toda realizada pela equipe Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos realizando investimentos contínuos na educação do município, primando sempre pela qualidade do processo de ensino aprendizagem. O resultado do simulado contribuirá para o fortalecimento de ações que podem transformar e consolidar melhorias na educação, definindo ações voltadas ao aprimoramento da qualidade do ensino em Linhares”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.