Serlihges ministra palestra para alunos participantes da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Representantes da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges) estão percorrendo escolas participantes da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, abordando a história de Linhares desde os primórdios até os dias atuais. A iniciativa visa contribuir na produção de textos dos alunos para competir na olimpíada que envolve estudantes de todo o país e tem como tema “O lugar onde vivo”. Os alunos precisam abordar no texto as características da história do município e desenvolver os gêneros textuais diversos como poesia, memórias, crônicas, dentre outros. Hoje (25), foi a vez dos alunos da Emef “Elza Roni” assistirem à palestra.

A aluna Sarah de Almeida Gonçalves, do 7º ano, disse que a palestra ajudará a enriquecer o conteúdo do seu texto. “Foi um prazer recebermos na escola duas pessoas com tanto conhecimento sobre a história de Linhares. Na palestra, foram citados nomes importantes que passaram por aqui, as nossas riquezas como o cacau e o café, os pontos turísticos, e tivemos a oportunidade de ter um retrato de como eram as pessoas, seus costumes e cultura, o que nos permite fazer um comparativo entre passado e presente. Anotei muitas coisas porque o texto precisa ser rico de informações”, destacou.

Na segunda-feira (29) é a vez dos alunos da  Emef “Samuel Batista Cruz”, o Caic, (Interlagos) participarem da palestra, às 13h30; na terça-feira (30), às 18h, da Emef “Ângelo Recla” (Rio Quartel); na quarta (31), será na Emef “Orozimbo Leite” (Guaxe), às 14h; e quinta-feira (1º) na Emef “Talma Drumond Pestana” (Palmital), às 18h. O presidente da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), Reuber da Costa Nascimento, disse que esses momentos buscam também despertar a importância de conhecer a história da cidade. “Conhecendo a nossa história, com certeza vamos admirá-la e amá-la mais. E, contemplando nossas belezas e riquezas, os alunos poderão fazer textos bem bonitos”, falou.

A professora aposentada e membro da Serlihges, Arlene Campos, disse que é uma alegria reunir os alunos para falar de Linhares. “Os alunos ficam admirados com a história, e também se divertem muito com o que a gente conta. Às vezes, parece para eles que é um canto de fadas, embora seja verdade, de tanto que muitos desconhecem a nossa história”, frisou.

Sobre as olimpíadas

Os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da Prefeitura de Linhares que vão participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa já estão na fase de produção de textos. Nas oficinas, os professores têm explorado o tema da competição “O lugar onde vivo”, para desenvolver os textos. Esta etapa segue até o dia 9 de agosto. Nas oficinas, os professores contam com o apoio da Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais e são baseadas nas formações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Entre os dias 12 e 19 de agosto os diretores vão organizar as Comissões Julgadoras Escolares e enviar as produções que representarão as escolas na olimpíada. Em seguida, de 22 de agosto a 9 de setembro, a Secretaria de Educação de Linhares organizará as Comissões Julgadoras Municipais e enviar as produções que representarão o município na etapa estadual, onde serão selecionados 569 alunos. Os 28 alunos e professores premiados no país serão revelados no dia 9 de dezembro.

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e integra as ações desenvolvidos pelo Programa Escrevendo o Futuro.