Cuidado e amor dão sabor especial à merenda servida nas escolas de Linhares

Não basta oferecer um cardápio com ingredientes variados na merenda escolar se os alimentos não forem preparados com cuidado, segurança e amor. A Maria Aparecida dos Santos Koppe que trabalha na EMEF “Samuel Batista Cruz”, o Caic, é uma das 400 merendeiras e auxiliares de cozinha das escolas da Prefeitura de Linhares que participa da capacitação oferecida pela Secretaria de Educação durante as férias escolares, e aproveita cada minuto da aula prática para adquirir novos conhecimentos. Amanhã (19), mais duas turmas receberão os treinamentos também na escola Caic.

A dona Cida, como é carinhosa conhecida pelas colegas de trabalho, disse que a cada encontro que participa aprende algo diferente. “Este ano estou encantada com a forma como as nutricionistas estão ensinando os conteúdos, está dando para aprender bastante mesmo. Todas as dicas são muito importantes. Temos que ter muito cuidado com a manipulação dos alimentos que vamos servir. Precisamos sempre nos colocar no lugar do outro, deixar tudo limpinho e ensinar também aos alunos a comer de forma consciente e sem desperdício”, falou.

Além dos cuidados na hora de preparar os alimentos para que não se perca os nutrientes, como o descongelamento correto, além da higienização das mãos, o cálculo correto de alimento por aluno para evitar o desperdício, a dona Cida garante que o amor é o principal tempero de cada prato. “Quando preparo um alimento, penso que estou alimentando um filho meu, trabalho como se estivesse na minha casa. É muito gratificante vê um aluno comendo tudo o que você faz, isso é sinal de que nosso trabalho é bem recebido”, comemorou.

A diretora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Sandra De Carli Favalessa, explicou que na aula prática foram trabalhados quatro pratos que fazem parte do cardápio da merenda escolar: polenta com carne moída e legumes, achocolatado cremoso, strogonoff de frango com arroz e batata sauté e carne suína, arroz, feijão e salada de repolho com tomate. “As nutricionistas explicaram a forma adequada da manipulação dos alimentos conforme estabelece a Vigilância Sanitária e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Focamos bastante também na forma como realmente é feito o descongelamento dos alimentos e o que fazer para não haver perca dos nutrientes”, ressaltou.

Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria Municipal de Educação possui uma equipe com quatro nutricionistas e uma coordenadora de alimentação e nutrição escolar. São esses profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades e orientam as compras e preparação dos gêneros alimentícios.

Restrição alimentar

Para as crianças que possuem algum tipo de restrição alimentar, a família deve entregar um laudo médico na escola para que, então, seja feita uma adaptação no cardápio dessa criança.

Agricultura Familiar

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares de Linhares, como file de tilápia, inhame dedo, abóbora, aipim, banana da terra, banana prata, batata doce, cebolinha,couve, feijão carioca, limão taiti, pepino, salsa, tomate, mamão, goiaba, colorau e polpas de suco de fruta. Só permanecem nos cardápios as preparações que recebem pelo menos 85-90% de aprovação dos alunos – conforme resolução nº 26/2013 do FNDE, dispensando-se as preparações que sejam constituídas, em sua maioria, por frutas ou hortaliças.