Serviço de abordagem a pessoas em situação de rua da Prefeitura é intensificado em Linhares

Com o alerta de frio intenso para os próximos dias, o objetivo da ação da Prefeitura é o de encaminhar os abordados para os serviços sociais oferecidos pelo Município.

O inverno chegou e com o alerta de frio intenso para os próximos dias, a Secretaria Municipal de Assistência Social intensificou na noite dessa terça-feira (9) os serviços de abordagens da população em situação de rua de Linhares. A equipe da secretaria percorreu os locais de maior concentração, como praças e logradouros públicos que são utilizados como espaços de aproximação do cotidiano dessas pessoas onde os riscos de vulnerabilidade se agravam. Os acolhidos foram encaminhados para a Casa de Acolhida da prefeitura de Linhares. Uma sopa foi preparada para receber as pessoas.

O serviço visa o atendimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua na prática da mendicância, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos. Para o trabalho, uma equipe multidisciplinar atua de forma itinerante em ruas do município realizando abordagem de aproximação, escuta e construção de vínculos com essa população.

O secretário de Assistência Social de Linhares, Amantino Pereira Paiva, explica que o serviço é realizado rotineiramente. “A Abordagem Social se constitui em um trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculos de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos. O Serviço resgata pessoas da rua, que aceitam ser encaminhadas à rede de serviços que atuam na construção do processo de autonomia do indivíduo”, explica.

Além das pessoas em situação de rua, a ação permite assistência a usuários de substâncias psicoativas ou cidadãos que precisam de ajuda para retornar para sua cidade. “A proposta é garantir o acesso e inserção nas políticas públicas, estimulando e provocando a sua reflexão enquanto sujeitos de direitos, facilitando a sua participação no processo de superação dessa condição”, explica a assistente social do Programa de Abordagem Social da Prefeitura, Nubia Elizabete Santos.

“Através do fortalecimento dos espaços para o atendimento deste público, buscamos reinserção familiar e comunitária desta parcela da população. É um trabalho desafiador e gradativo. Nossas equipes buscam atuar, como poder público, na retaguarda, ofertando serviços e condições para que a pessoa saia da condição de rua”, explicou o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

Todas as pessoas abordadas são convidadas a conhecer a Casa de Acolhida do Município, que fica localizada na Rodovia ES 245, que liga Linhares a Rio Bananal, onde são realizados todos os encaminhamentos necessários para que essas pessoas tenham melhores condições de sobrevivência. Na Casa elas podem permanecer por até três dias, onde recebem estada e alimentação.

A população também pode ajudar as equipes a abordar e monitorar as pessoas em situação de rua ligando para o telefone (27) 3372-2099, das 7h às 17h.