Segurança: 68 câmeras monitoram ocorrências e trânsito em Linhares

As câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos de Linhares auxiliam na segurança pública e no controle do trânsito, garantido mais tranquilidade para os moradores do Município. No primeiro semestre deste ano de 2019 já foram geradas 1.263 ocorrências, entre elas: roubos, furtos e assaltos.

A Central de Videomonitoramento, além de potencializar o trabalho de patrulhamento, proporcionando respostas imediatas às ocorrências, também possibilita a identificação mais rápida das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica. O sistema conta atualmente com 68 câmeras de videomonitoramento.

“O objetivo da Guarda Civil Municipal é garantir a segurança da população e zelar pelo patrimônio público. Identificamos e visualizamos com as câmeras de videomonitoramento os possíveis roubos, furtos e assaltos, por exemplo, e conseguimos registrar as infrações nos locais”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos.  

Crimes

Os equipamentos são operados por agentes da Guarda Civil Municipal, que acionam as forças de segurança imediatamente sempre que é detectada alguma atividade ilícita ou uma ação suspeita. As câmeras já foram responsáveis por várias prisões e apreensões realizadas na cidade, roubos, furtos e assaltos. Carros roubados também são recuperados com a ajuda dessa tecnologia.

Um dos serviços prestados pelos operadores da Central de Videomonitoramento é identificar pontos viciados de lixo e acionar os setores responsáveis pela limpeza da Prefeitura para a retirada. Os operadores também verificam acidentes de trânsito e retenções, acionando imediatamente os agentes de trânsito para desobstrução do local.

Essas câmeras, segundo o prefeito de Linhares Guerino Zanon, agregam um aparato de pessoas fazendo a leitura dos dados, analisando a imagem gerada e acionando as viaturas, empreendendo uma ação efetiva do policiamento.

“Não existe solução fácil para a segurança pública. São 68 câmeras em toda a cidade e esse é um passo importante para cercar o município com videomonitoramento. Com isso, grande parte dos delitos da cidade é registrada e podemos acionar a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar ou auxiliar a Polícia Civil nas investigações. Só por meio deste trabalho intensivo e integrado poderemos mudar esta realidade, que não é só de Linhares, mas de todo o país”, explica o prefeito.

Alcance

Cada câmera tem um alcance de registro de imagens de 600 metros de distância, sendo que as imagens captadas a 300 metros são mais nítidas para fazer os devidos reconhecimentos.

“A tecnologia é fundamental para garantir segurança, auxiliar na fluidez do trânsito e, principalmente, para dar agilidade na solução de demandas geradas para melhorar a gestão da cidade”, ressaltou o gerente da Central de videomonitoramento Renato Nogueira.