Prefeitura ministra curso com professores para incentivar leitura entre alunos da rede municipal

O uso de computadores, videogames, TV e, muitas vezes, a falta de incentivo da família tem afastado cada vez as crianças do ato de ler. Para reforçar as ações nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação de Linhares está ministrando aos professores do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, que desenvolvem o Projeto de Leitura nas unidades de ensino, o “Curso Vivências de Leitura”. Os encontros seguem até o dia 10 de outubro.

A formadora da Prefeitura de Linhares, especializada em Linguística, Alcenira Nogueira, disse que o curso possibilita ao professor resgatar o valor da leitura como ato de prazer, além de ajudar a despertar nos alunos o amor ao livro e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. “Outros elos no processo de educação dependem da leitura, pois sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se. Assim, estimulando a leitura faz-se com que os alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo”, explicou.

A formação segue até o dia 10 de outubro. Até lá, predominam-se as vivências de leitura, no curso e na sala de aula. “O intuito é transportar os alunos ao enredo ora desconhecido, para assim explorá-lo e decifrá-lo com uso de sentimentos e emoções, e, por conseguinte, acrescentarem sabor a própria existência”, ressaltou a secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.